Guarda Municipal recebe capacitação para operar o Sinesp CAD em Rio Grande
26/01/2024 06:44 em Variadas

De 24 a 26 de janeiro, oficiais de segurança do Rio Grande passarão por capacitação para operar a plataforma gratuita do Sinesp CAD (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho) no Observatório de Segurança da Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS). O sistema, ao qual o município deverá aderir, propõe a integração entre forças de Segurança Pública e serviços de emergência, como Corpos de Bombeiros Militares, Polícia Civil, Polícia Militar, SAMU e outras entidades afins. O treinamento será ministrado por uma equipe da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. 

Conforme o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), órgão federal responsável por essa tecnologia, o enfoque do Sinesp CAD está na melhoria do planejamento operacional, a partir da otimização da gestão de recursos humanos e operacionais, no intuito de reduzir o tempo de resposta às chamadas de ocorrências, garantindo mais eficiência no dia a dia dos agentes, que poderão acessar o sistema de qualquer lugar diretamente de seus aparelhos celulares.   

Para o agente de trânsito e gerente de planejamento, Alex Sander de Moraes, a implantação desse sistema, que já está em operação em diversos municípios do país e do estado, incluindo a capital rio-grandense, Porto Alegre, representa um marco significativo na segurança do município, possibilitando uma maior integração entre a Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil, incorporando um centro de despacho de viaturas. “[O Sinesp CAD] nos dá geolocalização de viaturas, acesso a câmeras, assim como uma ferramenta para o operador que está na rua ter acesso à ficha corrida das pessoas em nível nacional. Essa é a maior vantagem”, explica. Como o Rio Grande é uma cidade que atrai um grande número de pessoas provenientes de diversas regiões do país, seja a trabalho ou a turismo, é crucial que as equipes de segurança tenham acesso imediato a informações em caso de antecedentes criminais.

Ainda segundo Moraes, a possibilidade de obter imagens de câmara de satélite também é um diferencial relevante, ampliando a capacidade de monitoração em áreas mais afastadas da região central do município.

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!