CriaRG 2023: evento se encerrou com animada cerimônia de premiação
04/12/2023 09:16 em Variadas

Na tarde desta quinta-feira (30) foram conhecidos os campeões do CriaRG Hackathon 2023. A cerimônia de premiação atraiu centenas de expectadores as instalações da Nova Rheingantz e contou com torcidas organizadas de cada equipe garantindo muita animação ao evento.

Com o tema “Soluções para a cidade do Rio Grande”, o CriaRG Hackathon 2023 recebeu uma centena de inscrições de projetos que abordavam , dentre muitos outros temas, desde mobilidade urbana com o uso de bicicletas até a proposição de um aplicativo facilitando o acesso a serviços de saúde pública oferecidos pelo Município. A competição teve uma etapa de mentoria com profissionais de Sebrae, FURG e IF-RS, onde 30 equipes selecionadas dentre as inscritas puderam desenvolver seus projetos com apoio profissional.

Participaram da cerimônia de premiação, estando entre as 10 finalistas, equipes competidoras representando as escolas EEEF Barão de Cerro Largo, EMEF Wanda Rocha Martins, EMEF Sant’ana, EEEM Bibiano de Almeida, EMEF Profa. Maria Angélica Campello, EEEM Lilia Neves, EMEF Viriato Corrêa, e EEEM Alfredo Ferreira Rodrigues (com 3 equipes).

Os projetos vencedores foram avaliados por uma comissão julgadora e divulgados diante de uma grande festa das torcidas de cada uma das equipes. Abrindo o podium de vencedoras ocupando o terceiro lugar está a equipe da EMEF Sant’ana, com o projeto QR CODE, seguida da equipe da EEEM Bibiano de Almeida que sagrou-se vice-campeã com o projeto RECICLA RG. A grande campeã da edição 2023 do Cria RG foi a equipe da EEEF Barão de Cerro Largo, com o projeto Making Colors.


“Não tenho palavras pra expressar minha felicidade em vencer o Cria”, afirmou o estudante da EMEF Barão de Cerro Largo, Mateus Machado. Já Márcia Freitas, professora-tutora da equipe da Barão de Cerro Largo, mostrou-se emocionada pela conquista e valorizou o empenho e dedicação dos alunos da sua equipe. “Eles são os protagonistas”, afirmou.

Para o Professor de Geografia da EMEF Sant’ana e tutor da equipe que alcançou a terceira colocação no CriaRG 2023, Ricardo da Cunha, “a proposta do evento é singular nos permitindo trabalhar num projeto de pesquisa com os alunos, onde podemos desenvolver o conhecimento e desafiá-los a todo momento”. “Uma experiência incrível”, afirmou. A estudante Sthefany Lopes, da EMEF Sant’ana, afirmou que a experiência de participar do CriaRG 2023 foi muito gratificante, pois em sua a primeira participação  já alcançou junto de sua equipe o terceiro lugar na competição. “Ano que vem esperamos o primeiro (lugar)”, exclamou.

A cerimônia de encerramento do CriaRG 2023 contou com a participação do robô animador de eventos, ROBOXX, e após o encerramento da cerimônia os alunos puderam confraternizar e aproveitar os espaços da Nova Rheingantz ao som da DJ Ametista.

Para Ricardo Henriques, Diretor Executivo da Nova Rheingantz e anfitrião do evento, é uma alegria ver o espaço histórico da Fábrica Rheingantz novamente com vida através de novos usos para um espaço antigo, o qual todo rio-grandino tem algum tipo de ligação. “Quando eu vejo jovens aqui nessa iniciativa (o CriaRG) eu vejo um sonho se tornando realidade e nós estamos abertos a iniciativas como esta que desenvolvem e fomentam cultura e criatividade”, afirmou.

Avaliando positivamente esta edição do evento a Secretária de Município de Desenvolvimento, Inovação e Turismo, Lu Compiani Branco, afirmou que a equipe de organizadores teve a sensação de missão cumprida ao fim do evento e que já está programando o próximo CriaRG. “Entendemos que é um projeto que precisa de continuidade, pois oferta uma experiência única aos alunos”, afirmou.

“Projetos maravilhosos que trazem soluções para nossa cidade”, disse a Secretária reconhecendo a qualidade dos trabalhos inscritos no Hackathon, desde as 100 equipes inscritas até as 3 premiadas. “É dessa forma que a gente vai construir nosso futuro, com os jovens”, afirmou Lu Compiani.

Lu agradeceu aos patrocinadores, apoiadores e colaborados do CriaRG 2023, sem os quais não seria possível realizar um evento deste porte.

ASSESSORIA -- PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!