Rio Grande reduz registro de casos de pessoas com HIV
04/12/2023 09:15 em Variadas

O município do Rio Grande teve uma redução de quase 40% dos casos de pessoas diagnosticadas com HIV, conforme dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde. A titular da pasta, Zelionara Branco, argumenta que existem alguns fatores que podem ter levado a essa queda no número de casos, entre eles, a maior oferta de serviços aos pacientes por parte da rede municipal e os cuidados preventivos adotados pela população em geral. 
Dados da Vigilância mostram que, em 2022, Rio Grande teve 154 casos novos de HIV e, em 2023, até o final de outubro, foram 98, ou seja, cerca de 40% menos. A faixa etária mais acometida foi a de 21 a 50 anos – 79,2% casos. O sexo masculino ainda tem o maior percentual: 56,5% contra 43,5% do sexo masculino. Em relação a cor, as pessoas brancas somaram 59,7% dos casos e 18,8% eram da cor preta. 
Zelionara aponta que alguns fatores têm contribuído para a redução dos casos no município. Cita a ampliação da oferta de testes, a garantia de tratamento aos pacientes, o acompanhamento oferecido pela rede de Saúde como forma de facilitar o acesso ao tratamento e a redução nos índices de abandono. Ela inclui, ainda, “a mudança de comportamento das pessoas que passaram a se cuidar mais e a procurar com intensidade os serviços de Saúde da rede municipal”.

ASSESSORIA -- PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!