Mutirão de Recuperação da Agricultura Familiar reúne empresas do setor agrícola e produtores nesta sexta (1)
04/12/2023 09:14 em Variadas

Aconteceu, na manhã desta sexta-feira (1), no Salão Paroquial da Vila da Quinta, o “Mutirão de Recuperação da Agricultura Familiar”. Uma realização da Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Município de Pesca, Agricultura e Cooperativismo, liderada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento da Agropecuária, Pesca, Micro e Pequenas Empresas (Comaperg), a reunião teve como propósito esclarecer os produtores rurais quanto às ações planejadas diante dos efeitos de fenômenos climáticos extremos, como ciclones e estiagens, na produção agrícola rio-grandina. 

Compareceram à sessão representantes da SMPAC, EMATER/RS, COOTRACAM RG, bem como do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Grande, Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), Sicredi, Banrisul e Banco do Brasil, além de membros de indústrias fertilizantes do Rio Grande. 

“É um esforço que nós vamos continuar fazendo, trazendo todas as entidades, todos os órgãos que possam colaborar, porque nós entendemos o quanto é difícil hoje em dia estar produzindo, o quanto é o setor primário que está pagando esse preço, então o poder público vai estar presente”, afirmou, em sua fala, o prefeito Fábio Branco. O chefe do Executivo Municipal ainda reconheceu o valor do Comaperg na construção de um espaço democrático para debater os problemas do setor. “Nós estamos sempre abertos, todos os dias, em qualquer momento, para que possamos conversar e, principalmente, encontrar a solução”, completou. 

Para o secretário titular da pasta da SMPAC, Bercílio Silva, essa articulação entre lideranças do ramo agrícola e trabalhadores rurais é imprescindível para “reunir forças de todo o segmento” no apoio à agricultura familiar “na produção de alimentos para o abastecimento do município do Rio Grande”. 

Dentre as propostas apresentadas aos produtores comparecentes, estão distribuição de matéria orgânica (esterco), serviço de patrulha agrícola (tratores), financiamentos através do Sicredi, Banrisul ou Banco do Brasil, assistência técnica aos produtores e redes de comercialização de hortigranjeiros (feiras livres, central de hortigranjeiros, redes de supermercados e de consumidores).

 

ASSESSORIA -- PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!