Assessoria das Relações Étnico-Raciais da SMEd promove Semana da Consciência Negra
17/11/2023 07:54 em Variadas

A Secretaria de Município de Educação de Rio Grande (SMEd), por meio da Assessoria das Relações Étnico-Raciais, promoverá a Semana da Consciência Negra nos próximos dias 20 a 24 de novembro. Neste ano a temática da Semana será “Consciência Negra: aprender todos os dias é a melhor lição de inovação”. O evento é voltado para a efetivação da Lei nº 10.639/2003 (ensino obrigatório da história e cultura afro-brasileira nas escolas), e destinado a professores, coordenadores, orientadores e supervisores da Rede Pública Municipal.

 

Neste ano de 2023 a Lei nº 10.639/2003 completa 20 anos de existência. Visando a efetivação da lei no ambiente escolar, a Assessoria organizou uma ampla programação que inclui debates formativos para os professores sobre a educação para as relações étnico-raciais, as duas décadas da vigência da lei, festival de vídeos com foco na valorização da pessoa e da cultura negra e uma conversa dos docentes com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural da Comunidade Negra (COMDESCCON). Para essas atividades, os públicos-alvo da Rede Municipal interessados em participar devem se inscrever via Sympla no seguinte endereço: https://www.sympla.com.br/semana-da-consciencia-negra__2238791

Além dessas atividades, a Semana também contará com programações para o público em geral. Dentre elas a mostra de trabalhos das escolas da Rede Municipal de Ensino na Biblioteca Rio-Grandense, exposição sobre a representatividade do docente negro na Rede Municipal de Ensino.

Na final dos jogos escolares municipais e do festival de vídeos será entregue O “Troféu Alusivo à Semana da Consciência Negra” para os vencedores dos jogos e do festival.

A assessora das relações étnico-raciais, Margareth Teixeira destaca a importância de aprender cotidianamente sobre a história e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas. “A aplicação da lei, na prática pedagógica, é a melhor lição de inovação, pois por meio da educação estaremos desconstruindo o pensamento eurocentrado vigente em nossa sociedade Desta forma, a educação contribuirá para o reconhecimento, a valorização e assim como a participação desta etnia na construção da Nação e consequentemente o enfrentamento das discriminações, preconceitos e racismo enfrentados pelas pessoas negras”, informa Margareth.

A Semana da Consciência Negra da SMEd integra a programação unificada do Novembro Negro “Juventude Negra Também Conha!, organizado pela da Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Coordenadoria Municipal das Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Conheça a programação completa da Semana no material anexo.

Assessoria -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!