Agentes Comunitários recebem capacitação em Saúde Bucal
08/11/2023 07:04 em Variadas

A Secretaria de Município da Saúde (SMS) do Rio Grande está oferecendo uma capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da rede municipal. Na próxima quarta-feira (8), uma nova turma de agentes será capacitada dentro da proposta de que recebam informações sobre práticas em Saúde Bucal e possam transmitir às comunidades onde atuam, conforme explica a cirurgiã-dentista da SMS, Márcia Regina Marasciula.

 

Essa capacitação é ministrada pela própria cirurgiã-dentista e faz parte da tese de mestrado que ela desenvolve. Na semana passada, ela esteve no Salão Nobre da Prefeitura, onde compareceu, também, a primeira turma de agentes comunitários de Saúde que trabalham nos bairros Marluz, CAIC, Castelo Branco, Santa Rosa, Cidade de Águeda, Profilurb e São João. Houve uma troca de ideias entre os agentes e a cirurgiã-dentista.

 

“Passamos algumas informações e captei deles o que sabem sobre saúde bucal, se conhecem hábitos de higiene e a importância dos dentes na alimentação e na qualidade de vida. Foi uma troca de informações e experiências para que possam passar adiante em suas comunidades.” Márcia Marasciula esclarece que os agentes vão trabalhar junto com as equipes de Saúde Bucal nas unidades básicas e que eles vão promover atividades de educação em Saúde Bucal.

 

No Programa de Saúde da Escola da SMS, por exemplo, esses agentes comunitários vão poder orientar e fazer palestras sobre escovação adequada, como usar a pasta e o fio dental e abordar sobre a importância do flúor. Além dos trabalhos junto às equipes de Saúde Bucal das unidades básicas, os agentes poderão orientar as pessoas durante as visitas domiciliares, replicando os conhecimentos que adquiriram e incentivando a população a procurar os postos para atendimento odontológico.

 

Até o final deste ano, a cirurgiã-dentista informa que haverá apenas essa capacitação. Para 2024, ela pretende ampliar o conteúdo desenvolvendo outros temas, entre os quais os que tratam de doenças.

 

MAIS UM UP PARA NÓS

A agente comunitária Cristina Silveira, 59 anos, com atuação no Posto de Saúde do bairro Castelo Branco, ficou bastante satisfeita com o conteúdo repassado e disse que muitos mitos foram deixados de lado. Para ela, foi “mais um up para nós, agentes”. Agora, diz que se sente mais capacitada para orientar as pessoas durante as visitas domiciliares, principalmente, aquelas que são idosas, acamadas e que já não conseguem manter o hábito de ir consultório odontológico

 

ASSESSORIA  -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!