Semana da Longevidade mobilizou idosos no Centro da cidade
09/10/2023 09:21 em Variadas

Praça Tamandaré, Centro de Rio Grande e uma tarde ensolarada de sexta-feira (6), típica da Primavera. Foi um cenário ideal para DJs colocarem diversos ritmos e estimular o público participante a dançar ou apenas balançar o corpo. Não eram jovens da geração “sextou”, mas divertiam-se tanto ou mais do que eles. A praça transformou-se em um grande palco para quem integra grupos de idosos no município e prestigiou o penúltimo dia da Semana da Longevidade, ação que envolveu as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Assistência Social e Cidadania (SMCAS) em parceria com o SESC, Senac, Sistema Fecomércio e outros apoiadores, como a Unimed Litoral Sul, Aapecan, conselhos municipais do Idoso e da Assistência Social, entre outros.

Além do estímulo às atividades físicas, a “Praça da Longevidade” foi uma ação social pensada para trazer à comunidade idosa do município serviços nas áreas de Saúde, Assistência Social, Cultura e Lazer. Na praça, houve a exposição de artesanatos feitos por artesãs integrantes de grupos de idosos locais que, “muitas vezes, não têm a oportunidade para expor seus trabalhos”, explicou uma das coordenadoras da ação, Cláudia Simão, assessora da SMCAS. Também foram oferecidos diversos serviços pelo SESC, Senac e Unimed, como corte de cabelo, medição de pressão, teste rápido para Diabetes e orientações em Saúde. Servidoras dos programas de Saúde do Idoso, de Alimentação e Nutrição e de Fisioterapia da SMS deram orientações em suas áreas de atuação a idosos presentes no local.

A Semana da Longevidade iniciou no domingo passado, Dia Internacional do Idoso, com o “Bailinho do Cassino”. Ao longo da semana, várias atividades foram desenvolvidas visando a integração de idosos, bem como a conscientização da população sobre a importância da pessoa idosa dentro da cultura indígena e a capacitação de profissionais que atuam com esse público na rede municipal de Saúde e da Assistência Social.

A programação da Semana da Longevidade tem encerramento previsto para este sábado (7), com o tradicional Baile dos Anos Dourados, na Praça Xavier Ferreira, a partir das 14h.

EU GOSTO DE DANÇAR E VIAJAR”

Com 87 anos, aposentada e muita disposição para viver e se divertir, Ereci Silva Nunes, além de ser um exemplo de vida para idosos e idosas de todas as idades, carrega o título de Rainha da Longevidade 2023, faixa que faz questão de colocar e expor em todos os eventos dos quais participa. Essa é apenas uma das tantas faixas que já conquistou. “Tenho uma quantidade”, sorri a idosa que diz ter conquistado várias delas somente pela alegria e disposição que contagia quem a conhece.

Viúva há 19 anos, mãe, avó e bisavó, a rainha recomenda que pessoas com menos ou mais idade do que ela participem das atividades. “Temos que participar para ter uma qualidade de vida melhor. Na nossa idade, ficar sentada na frente de uma televisão, sem se movimentar, acaba que ficamos atrofiadas.” Dona Ereci faz alongamentos, ginástica, caminhadas, Pilates e dança todas as quartas e quintas-feiras nos bailes do grupo de idosos que frequenta, “tudo para ter mais qualidade de vida”. Entre as atividades físicas que pratica, ainda sobe as escadas do prédio onde mora para chegar até o quarto andar do seu apartamento em Rio Grande.

A mãe de Dona Ereci trabalhava nas indústrias de pesca do Rio Grande e o pai era estivador. Com mais 16 irmãos, ela conta que todos foram criados superando muitas dificuldades. Sempre trabalhou, não só ajudando a mãe a descascar camarão como em casas de família. “Muitas vezes não tínhamos o que comer. Hoje, tenho saúde. Doença, só pressão alta”, diz agradecida.

A idosa adora viajar bastante, inclusive para fora do país. Em abril, foi em excursão para o Egito. Sozinha. Desde que se aposentou, dançar e viajar tem sido suas principais atividades de lazer. Já conheceu Itália, Turquia, Portugal, França, Inglaterra. Em 2024, programou outra viagem para conhecer mais um pouco de Portugal. “Já estou pagando a passagem”, disse com orgulho, alegria e disposição.

Depois de conceder entrevista, a rainha foi para o centro da praça, junto com outros idosos, dançar ao som das músicas “Malemolência”, de Dinho Alves, “Mexe, Remexe”, de MC Delano e “Esperando na Janela”, de Gilberto Gil.

ASSESSORIA --- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!