OUTUBRO ROSA - Saúde promove palestras sobre a prevenção ao câncer de colo uterino e de mama
06/10/2023 08:46 em Variadas

Detecção Precoce do Câncer de Colo de Útero e Mama foi o tema da palestra proferida pela especialista em Saúde da 3ª Coordenadoria Regional da Saúde, Camila Mulazzani, durante evento alusivo ao Outubro Rosa, realizado na tarde desta quinta-feira (5), no Salão Nobre da Prefeitura do Rio Grande, para profissionais da Enfermagem que atuam na rede municipal. Além dela, tema semelhante foi debatido em outra palestra feita pela estudante da Enfermagem, Pamela de Almeida Lopes, que mostrou as dificuldades enfrentadas por profissionais da área e o como trabalham na busca por casos de câncer no município.

Camila Mulazzani presta apoio técnico aos 21 municípios da Coordenadoria Regional. Ela apresentou dados específicos de Rio Grande com números dos dois principais tipos de câncer, caracterização de faixa etária e, entre outros, indicadores da cobertura de rastreamento das mamografias e exames citopatológicos. Disse que esses são os dois tipos de câncer (mama e colo uterino) mais incidentes na população feminina, conforme as estimativas em todo o mundo e para países em desenvolvimento como o Brasil.

“Os números no município do Rio Grande estão de acordo com o que é esperado, mas o que buscamos, enquanto Atenção Primária em Saúde e serviços de Saúde, seria fazer o rastreamento para ter esse diagnóstico na população-alvo, de uma forma mais rápida e num estágio mais inicial”, disse Camila. O meio para se fazer o rastreamento seria por exames, como o preventivo do colo de útero e a mamografia, e, também, cumprindo as diretrizes do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer, aponta a profissional.

NÚMEROS EM RIO GRANDE

Dados apresentados por Camila Mulazzani citam que, conforme o documento Estimativa 2023 - Incidência de Câncer no Brasil, o câncer de mama feminina é o mais incidente no mundo. As taxas ajustadas por sexo são as maiores tanto em países com IDH alto como baixo ou médio. Estima-se que, no Brasil, no triênio 2023 a 2025, ocorram 74 mil casos novos de câncer de mama. Nos últimos cinco anos consultados no Painel Oncologia (DATASUS), o câncer de mama desponta como o mais frequente na população feminina do município do Rio Grande.

Antes de finalizar a palestra, a especialista indicou o Observatório do Câncer RS, que é um painel público no qual gestores, profissionais de Saúde e população em geral podem acessar dados informativos sobre o câncer de mama e do colo do útero. O link para acesso é https://observatoriodocancer.saude.rs.gov.br/.

DIFICULDADES DAS PACIENTES

A estudante de Enfermagem, Pamela de Almeida Lopes foi a segunda palestrante do dia. Com formatura prevista para janeiro de 2024, ela apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que desenvolveu com abordagem sobre como se dá o trabalho dos profissionais da Enfermagem em busca de casos de câncer de colo uterino no município.

“Mostramos como eles atuam para prevenir o câncer de colo uterino, quais ações que realizam e as dificuldades encontradas nessa busca.” Pamela conta que o mais observado foram as dificuldades das pacientes irem até as unidades de Saúde para realizarem os exames preventivos. “São ainda muito tímidas na busca por esses exames”, avalia a estudante.

Já a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, na SMS, Flávia Pohlmann acredita ser mais necessário intensificar o rastreamento do câncer de mama e de colo de útero no município. Para ela, são indicadores que podem ser melhorados e para contribuir com essa melhora, a SMS programou uma nova ação municipal, no próximo dia 21, denominada Dia D de Prevenção ao Câncer. Ela cita que essa ação deverá auxiliar na intensificação e realização de exames preventivos.”

PREVINEO

A coordenadora citou outra ferramenta auxiliar na prevenção a vários tipos de câncer, principalmente, mama e colo de útero: a plataforma digital Previneo (https://sistema.previneo.com.br/app/login/company/riogrande). Essa é uma ferramenta já disponível no município, e “mais um recurso para auxiliar o Programa Saúde da Mulher, pois dá indicações de risco a esses tipos de câncer”. Flávia afirma que essa plataforma vai ajudar bastante as pessoas a procurarem os serviços de Saúde para prevenir esses tipos de doenças.

ASSESSORIA -- PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!