Secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMA), Anderson Castro participa do 4º Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana
04/07/2023 08:36 em Variadas

A Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) realizou nos dias 29 e 30 de junho, na cidade de Porto Alegre, o 4º Fórum Gaúcho de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. Voltado para gestores públicos que atuam diretamente na construção e regulação do setor, o evento fomentou discussões sobre mobilidade urbana, segurança no trânsito e sustentabilidade, proporcionando a troca de experiências entre os gestores presentes quanto ao enfrentamento dos problemas encontrados nas cidades brasileiras.

Estiveram presentes no evento, dentre outras autoridades, o Secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, e o Secretário Executivo da ANTP, Alexandre Resende. O Secretário Anderson Castro e o Superintendente Luciano Macedo representaram o Executivo Municipal no evento, buscando, a partir das discussões lá realizadas, trazer novas propostas de solução para eventuais problemas enfrentados no município.

Os gestores convidados para o evento realizaram uma série de visitas técnicas sendo transportados por um ônibus 100% elétrico, o Attivi Integral, de fabricação da empresa caxiense Marcopolo. A eletrificação da frota foi um dos temas discutidos no evento tendo como case a cidade de  Cascavel, no Paraná, que já investe em eletromobilidade em seu transporte coletivo sendo uma referência nacional.

Outro importante tema abordado foi sobre as possibilidades de financiamento para renovação da frota de ônibus que operam o transporte coletivo nas cidades brasileiras. Dados divulgados pela “Relatório da Frota Circulante” produzido pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) apontam que a idade média da frota de veículos nacional atualmente é de 10 anos e 7 meses, apresentando aumento em relação ao ano anterior e atestando a tendência de envelhecimento verificada no período entre 2014 e 2022, tendo sido agravada no período da pandemia de COVID-19. O envelhecimento da frota pode acarretar num aumento no número de acidentes de trânsito causados devido a falhas mecânicas, ocasionadas em diversas vezes pela falta de manutenção adequada nos veículos, além de causar aumento no nível de emissões de gases de efeito estufa (CFC’s) influenciando negativamente nos níveis de poluição atmosférica.

ASSESSORIA ---PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!