Alunos da EMEF Prof. Valdir Castro visitam exposições da Fototeca e Arquivo Municipal
07/06/2023 13:16 em Variadas

         Na tarde de hoje, alunos da EMEF Professor Valdir Castro visitaram a exposição “A Poética do Sorriso”, da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, assim como a exposição “Arquivos: Territórios de Vidas”, do Arquivo Público e Histórico Municipal do Rio Grande, que faz parte da 7ª Semana Nacional de Arquivos 2023.

 

A exposição “Arquivos: Territórios de Vidas” permite a propagação da importância que as instituições Arquivo desempenham, através da preservação, guarda, acesso e difusão de registros de vidas de diferentes épocas. Segundo Jussieli Bastos, diretora do Arquivo Público e Histórico Municipal do Rio Grande, a exposição é de extrema importância para que os jovens estudantes adquiram conhecimento da relevância da “memória”, e de aquilo que é armazenado para preservá-la. 

 

Ainda sobre a visitação, de acordo com duas professoras responsáveis pelos alunos do segundo ano do ensino fundamental, Ana Elisa Goulart e Emiliana Muniz, a ideia delas era a de que pudessem proporcionar aos alunos a experiência de vivenciar algo que muitos ainda não podiam. “Todo o roteiro [das visitas] foi calçado para que a gente conhecesse um pouco da cidade, um pouco da história, já que trabalhamos no fim do ano com eles sobre suas histórias. Então, buscamos mostrar esses lugares que eles já ouviram falar, mas que não conheciam de verdade”, finalizou Muniz.

As ações desempenhadas através da 7ª Semana Nacional de Arquivos 2023 seguem até o dia 9 de junho. O evento, que é proposto pelo Arquivo Nacional (Rio de Janeiro), é uma realização do APHMRG, da Prefeitura Municipal do Rio Grande e conta com o apoio da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini, do ICA e da Associação Latino-Americana de Arquivos (ALA). Para mais informações acerca do evento, é possível entrar em contato através do telefone (53) 3233-8471, pelo perfil no Facebook do Arquivo Público e Histórico ou do e-mail: arquivo.riogrande@gmail.com.

Assessoria -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!