Balada Segura completa 12 anos com ação no Litoral Norte
05/02/2023 09:56 em Variadas

A Balada Segura está de aniversário, mas quem ganha o presente é a sociedade gaúcha, com proteção da vida e segurança no trânsito. A blitz de celebração dos 12 anos do principal programa estadual contra a alcoolemia ao volante aconteceu na noite de sexta (3/2) para sábado no município de Capão da Canoa, no Litoral Norte.

Com abordagem cidadã, os agentes do DetranRS buscaram por meio do diálogo apresentar a motoristas e demais cidadãos o risco da combinação entre álcool e direção e outros comportamentos perigosos. Durante a ação, os condutores que zeraram o etilômetro receberam bolinhos comemorativos pelos 12 anos da Balada.

“A Balada tem como principal objetivo proteger a vida, incentivando o engajamento da sociedade a uma convivência harmoniosa no espaço público, seja qual for a forma de deslocamento”, explica a diretora Institucional do DetranRS, Diza Gonzaga. “Não temos o objetivo de punir, mas de educar. Beber e dirigir não é uma conduta socialmente aceitável, pelos riscos à segurança de quem compartilha o espaço público. Queremos construir uma cultura de respeito para que todos possam voltar para casa. É por esse motivo que lançamos o Movimento Empatia no Trânsito – Você no Lugar do Outro, há quatro anos, e o mantemos como o foco de nossas ações."

A ação comemorativa de aniversário será repetida na blitz de sábado (4/2) à noite, em outro ponto do Litoral, integrando a Operação RS Verão Total 2022-2023.

Números

Desde a primeira edição, ocorrida em 4 de fevereiro de 2011 no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, até o início de fevereiro deste ano, os agentes do DetranRS que atuam na Balada Segura já realizaram mais de 15 mil blitze, com 932.375 condutores abordados, 880.048 testes de etilômetro realizados e 19.743 autuações por alcoolemia (teste positivo) e 52.327 por recusa à realização do bafômetro. O total de infrações dos artigos 165 (dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência) e 165-A (recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa) do CTB representam apenas 7,7% do total de abordados, o que demostra a efetividade do programa.

Atualmente a Balada alcança 38 municípios conveniados, além dos compreendidos no Litoral durante a temporada de verão. É coordenada pelo DetranRS, em parceria com Polícia Civil, Brigada Militar e prefeituras.

Desde o início da Operação RS Verão Total, em 16 de dezembro, até 2 de fevereiro, foram realizadas 37 blitze, 4.525 abordagens e 547 autuações por alcoolemia ou por recusa (12%).

Secom - GOV RS

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!