Alisson Affonso será o patrono da 49ª Feira do Livro da FURG
03/02/2023 09:18 em Variadas

Bacharel em Artes Visuais pela FURG, ilustrador, cartunista e professor; conheça a trajetória do homenageado desta edição

Na tarde desta quarta-feira, 1, na sala de reuniões do Gabinete do Reitor, autoridades da universidade e diversos representantes de movimentos negros e de religiões de matriz africana estiveram reunidos para oficializar o convite ao indicado à patrono da 49ª Feira do Livro da FURG. Alisson Affonso é egresso da instituição, onde cursou Bacharelado em Artes Visuais; em sua carreira, editou e ilustrou diversas iniciativas que retratavam o cotidiano na cidade do Rio Grande e, posteriormente, o cotidiano do cidadão brasileiro.

Estiveram presentes durante o convite o reitor Danilo Giroldo, o vice-reitor Renato Duro Dias, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado; o diretor de Extensão, André Lemes; a diretora de Arte e Cultura, Débora Amaral; a professora de História e Cultura Afro-Brasileira do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (Ichi), Carmem Schiavon; e o professor de literatura do Instituto de Letras e Artes (ILA), Artur Vaz. Durante o momento histórico, a oportunidade também conseguiu reunir diretores, presidentes e outras autoridades de movimentos representativos da cidade como o Instituto Cultural Filhos de Aruanda; Projeto Vasquinho do BGV; Cooperativa Recicladora Santa Rita; Instituto Mães Negras; Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi); Daniel do Bará; Dani Bi – canaldodani; Turbantes de Gabriele Costa; Conselho Municipal dos Povos de Terreira; 18ª CRE; Conselho Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural da Comunidade Negra (Comdesccon); Autores Riograndinos Negros e suas Produções Literárias nas Bibliotecas Públicas da Cidade do Rio Grande na Biblioteca Rio-grandense; Reino de Yansã Juramita de Mãe Neli Tolá; Movimento Hip-Hop Rap Contra o Frio; União de Negros e Negras de Rio Grande (Unegro); Movimento Popular de Cultura Afro (MPCA); e Conselho Municipal de Direitos das Mulheres (Comdim).

 

De acordo com o reitor Danilo Giroldo, Alisson representa toda a potência cultural do povo negro da cidade do Rio Grande, além de ser um artista brilhante e uma pessoa querida por todos. “A sua representatividade emergiu durante a construção do conceito da 49ª Feira do Livro, realizada colaborativamente entre a FURG e os movimentos sociais, especialmente o movimento negro. Foi um dos momentos mais especiais que já vivi na instituição. Promover esse convite junto a tantas lideranças que inspiram uma lição de luta e resistência por uma sociedade justa e pelas suas próprias existências”, declarou o gestor.

Sobre o Patrono

Bacharel em Artes Visuais, Ilustrador, cartunista e professor; o artista rio-grandino, Alisson Affonso, já foi premiado diversas vezes por seu trabalho, além de ter trabalhado ao lado de grandes expoentes como o criador da Turma da Mônica, Maurício de Souza.

Nascido em 23 de abril de 1979, Alisson é natural de Rio Grande, cidade onde reside e desempenhou a grande maioria de seus trabalhos. É egresso da FURG, onde cursou bacharel em Artes Visuais. O artista desenvolve pesquisas junto ao Coletivo Mancha Negra, além de Oficinas de Desenho da Figura Humana. Foi editor de uma série de iniciativas como o Jornal Peixe Frito, Revista IDEIA, Revista em Quadrinhos PLATAFORMA HQ e, atualmente, produz quadrinhos e ilustrações para jornais sindicais.

Enquanto reconhecimento, Alisson foi premiado no Salão de Humor de Paraguaçu Paulista, Salão de humor do ABCD, Salão de humor de Rio Grande, Salão Internacional de Desenho para Imprensa, Animarte RJ, Animamundi, Concurso de Tiras Humorísticas GAG, Prêmio Ângelo Agostini, Concurso cartum ZH, Prêmio histórias de Trabalho SMC, Salão Medplan de humor, Salão de Humor de Cerquilho, Salão de humor de Mogi Guaçu, Concurso Internacional de desenhos animados “Veneração da Noiva, República da Macedônia e Concurso Internacional de Caricaturas, Salão Internacional de humor de Limeira, Nosorog, Bósnia e Prêmio Coalizão Negra por Direitos e Artigo 19, além de realizar uma exposição em Saint-Jus-le-Martel, na França.

Segundo Daniel Prado, este momento é o que culmina do reconhecimento deste que é um artista de renome nacional, respeitado em todo país por seu trabalho e sua arte. “O Alisson representa uma força literária muito grande, uma vez que participa de diversos livros como ilustrador, e que também, é um intelectual orgânico, que já realizou uma série de exposições em diversos países. O convite é o símbolo do nosso reconhecimento, para este artista que carrega o nome da nossa cidade e da nossa região em seu trabalho”, destacou o pró-reitor.

Sobre a Feira

com o tema “Escritas, Presenças e Existências Negras”, a 49ª Feira do Livro da FURG seguirá o modelo adotado na edição passada, que desloca o período de realização para o mês de abril ao invés do tradicional momento junto à alta temporada do Balneário do Cassino. O evento, em 2023, ocorrerá de 5 a 16 de abril, com programação ainda em desenvolvimento. De acordo com Giroldo, este será um espaço fundamental de protagonismo e visibilidade para a cultura do povo negro do nosso território e do Brasil.

“A feira será, também, uma ação que reforça a importância da construção de políticas públicas que promovam a cultura antirracista em todos os espaços da sociedade, públicos ou privados, incluídas as universidades e instituições de ensino e pesquisa. A reparação histórica ao povo negro é urgente, não somente para garantir os direitos fundamentais dessa população, mas principalmente para construir espaços diversos e plurais que representem efetivamente o povo brasileiro, sem injustiças ou quaisquer formas de discriminação”, completou o reitor.

Como uma de suas atividades como Patrono, Alisson terá a oportunidade de sugerir atividades e ações para complementar a feira, trazendo sua expertise para a prática da organização e gestão do evento. “Espero representar as minhas origens e juntamente com a organização, ampliar o público e fazer do evento um espaço convidativo para toda a comunidade. Não tenho dúvidas que essa será uma feira de esperança e de reverberação de muitas vozes. Seguimos na luta”, comentou Alisson.

Esta edição da feira está sendo construída em parceria com representantes do movimento negro, visando o envolvimento direto da comunidade externa à universidade desde a concepção do tema até o efetivo início das atividades. Para Daniel Prado, este é um trabalho que vem sendo desenvolvido desde a gestão anterior, no sentido de transformar a feira em um propulsor das ações extensionistas da FURG, juntamente com tudo aquilo que é construído dentro do movimento comunitário. “Sobretudo, nossa intenção é de que o evento seja um espaço de discussão de políticas públicas, vinculando a literatura e a arte como um todo, com a possibilidade de constituição de políticas sobre temas que são muito necessários, como é o caso das edições passadas”, destacou o pró-reitor.

No que tange a construção da identidade visual desta edição, a feira adota como símbolo gráfico os Adinkras, sistema de escrita pictográfica e de ideias comprometidas com a preservação e transmissão de valores fundamentais da cultura africana. Este conjunto de símbolos pertence ao povo Ashanti, atualmente localizados principalmente nos países Gana, Burkina Faso e Togo, na África Ocidental.

A simbologia Adinkra é tão rica que seus símbolos representam ideias abstratas com valores morais, provérbios, qualidades de seus heróis e os eventos da história oral desta cultura ancestral. Resumindo, são chamados Adinkra tecidos estampados com esta simbologia, respeitados pela tradição de seus significados, que são usados para dar distinção às características e qualidades de uma pessoa honrada pela comunidade. Por tudo isso, os Adinkras são presenteados para homenagear a pessoa em vida e na morte e são também usados pelas outras pessoas presentes nestas homenagens festivas e fúnebres para o homenageado.

Os Adinkras podem ser observados no cartaz da 49ª Feira do Livro da FURG, e estarão espalhados pelos espaços físicos do evento, bem como nos demais materiais gráficos produzidos ao longo da campanha de divulgação.

Assessoria -- furg

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!