Prefeitura apresenta o maior plano de obras da história da cidade
07/12/2022 19:12 em Variadas

Com o Programa Cidade do Futuro, município planeja investir mais de R$ 400 milhões em pavimentação, drenagem, recuperação de áreas verdes, ciclovias, entre outras medidas

O prefeito Fábio Branco apresentou nesta quarta-feira (07), na Câmara de Vereadores, o Programa Cidade do Futuro. A iniciativa prevê investimentos de mais de R$ 400 milhões em obras de pavimentação, macro e micro drenagem, recuperação de áreas verdes, construção de ciclovias, aquisição de bicicletas compartilhadas, renovação dos abrigos de ônibus, reforma das estações de integração do transporte coletivo, entre outras melhorias. O investimento será feito a partir de financiamento junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Para isso, precisa de aprovação da Câmara de Vereadores.

Rio Grande foi o único município gaúcho contemplado na carta consulta aberta pelo Ministério da Economia e pelas agências e bancos internacionais de fomento. Em função das condições atrativas, o projeto concorreu com iniciativas de prefeituras e governos estaduais de todo o Brasil.

“Além de ter cinco anos de carência e 15 anos para pagar, esse financiamento tem juros de aproximadamente 1,5% ao ano. Se um financiamento desse tipo fosse buscado junto a bancos nacionais, sem as garantias oferecidas pelo Ministério da Economia, a taxa de juros seria superior a 17,5% ao ano. Por isso, além da concorrência, o projeto passou por uma análise rigorosa da Cofiex, que é a Comissão de Financiamentos Externos do governo federal. O fato de o nosso projeto contemplar vários dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU foi um grande diferencial na disputa”, explica o prefeito Fábio.

DUPLICAÇÃO DA ROBERTO SOCOOWSKI 

Entre as obras contempladas estão a duplicação da Roberto Socoowski e a construção de uma ponte na Via 7, ligando a ERS-734 ao Distrito Industrial. “Essas duas obras, aliadas à duplicação da ERS-734, deverão resolver grande parte dos engarrafamentos na entrada da cidade”, afirma Fábio.

O programa prevê, ainda, a duplicação e a pavimentação de 16 km de vias urbanas e a implantação de sistemas de micro e macro drenagem em 13 bairros da cidade. O objetivo é acabar com os alagamentos nos pontos mais sensíveis.

MAIS DE 50KM DE CICLOVIAS E CICLOFAIXAS

Outro ganho que o Programa Cidade do Futuro trará é o incentivo ao uso de bicicletas. Para isso, a iniciativa prevê a conclusão de 52 km de ciclovias e ciclofaixas, além da aquisição de bicicletas para uso compartilhado.

O eixo de mobilidade urbana conta, ainda, com melhorias no sistema de transporte coletivo, a partir da renovação das paradas e estações de transbordo, da requalificação e duplicação de vias por onde passam as linhas e da aquisição de novos veículos elétricos. Outro item previsto é a instalação de 101 novas placas de sinalização turística;

CONTENÇÃO DA EROSÃO NA ILHA DA TOROTAMA

Outro eixo do programa diz respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade. Nesta etapa estão previstas a revitalização do Parque Urbano do Bolaxa, a recuperação de cinco áreas verdes, a urbanização e a contenção da erosão na Ilha da Torotama, a arborização com planejamento em diferentes vias urbanas, além da utilização de energia renovável em 100% dos prédios públicos do município.

“Esse é, sem dúvida, o maior plano de obras da história da cidade do Rio Grande. Com isso, vamos gerar empregos, ampliar os espaços de convivência para a comunidade, qualificar a infraestrutura e implementar uma grande agenda de sustentabilidade na gestão pública do município”, finaliza o prefeito Fábio.

A prefeitura, agora, aguarda a apreciação da Câmara de Vereadores para avançar na etapa de elaboração dos projetos e no processo de licitação das obras.

O QUE PREVÊ O PROGRAMA CIDADE DO FUTURO:

EIXO 1 | Drenagem, pavimentação e duplicação de vias urbanas

  • Duplicação da Roberto Socoowski;

  • Construção da Ponte da Via 7, ligando a ERS-734 ao Distrito Industrial;

  • Duplicação e requalificação de 16 quilômetros de vias urbanas;

  • Implantação de sistema de micro e macro drenagem em diferentes bairros da cidade;

EIXO 2 | Meio ambiente e sustentabilidade

  • Revitalização do Parque Urbano do Bolaxa e de outras cinco áreas verdes na cidade;

  • Utilização de energia renovável em 100% dos prédios públicos municipais, além da implementação de um projeto de eficiência energética;

  • Urbanização da orla e contenção da erosão da Ilha da Torotama;

  • Construção do Ecoparque Turístico Molhes da Barra;

  • Arborização com planejamento em diversas vias;

EIXO 3 | Mobilidade urbana e incentivo ao uso de bicicletas

  • Construção de 52 km de Ciclovias e ciclofaixas, além de novos bicicletários;

  • Implantação de sistema de bicicletas compartilhadas;

  • Renovação das paradas de ônibus e estações de transbordo;

  • Requalificação e duplicação de vias por onde passam as linhas;

  • Aquisição de novos veículos elétricos;

  • Instalação de 101 novas placas de sinalização turística;

Assessoria -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!