Projeto da FURG leva às escolas conscientização sobre animais venenosos e peçonhentos
07/12/2022 13:17 em Variadas

Nos últimos anos, o número de acidentes com animais peçonhentos e venenosos tem aumentado consideravelmente no país, inclusive em Rio Grande. O projeto de extensão Animais Venenosos e Peçonhentos, da FURG, tem realizado atividades em escolas públicas do município e em espaços não-formais dentro e fora da universidade, com o objetivo de ensinar e desfazer concepções distorcidas sobre os animais, e compartilhar formas de prevenção e como agir em casos de acidentes.

As ações contam com a participação de estudantes e egressos dos cursos de Ciências Biológicas do ICB e estão sob a coordenação do professor Adriano Cavalleri (ICB), com a colaboração do professor Daniel Loebmann, também do ICB. Todos estão envolvidos com a produção de conteúdo digital e ministram cursos, palestras e oficinas, além de auxiliar na identificação e orientações de animais peçonhentos. 

O projeto iniciou em 2019, com o objetivo de orientar na prevenção de acidentes - especialmente envolvendo aranhas, escorpiões e serpentes - e proteger a fauna local. Nas últimas semanas, a equipe recebeu muitos relatos, vídeos e fotos de serpentes e aranhas dentro da FURG. Além de colocar as pessoas em risco, a falta de conhecimento sobre os animais acaba gerando preconceito, medo e morte indiscriminada da fauna. 

Assim, o grupo ajuda na identificação de animais de importância médica e produz conteúdo para o público em geral entender melhor o papel desses animais na natureza e como evitar acidentes. São realizadas palestras e oficinas, e a equipe também está inserida no “Ônibus da Ciência” do Ceamecim (FURG), que vai até escolas das zonas urbana e rural rio-grandinas. 

Assessoria -- FURG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!