FURG inaugura Galeria de Reitores e Núcleo de Memória Institucional
05/12/2022 11:10 em Variadas

Na manhã desta quinta-feira, 1, foram inauguradas a Galeria de reitores da FURG – localizada no prédio da reitoria -, e o Núcleo de Memória Engenheiro Francisco Martins Bastos (Nume) – localizado na asa leste do Cidec-sul. Na oportunidade, reuniram-se para o ato oficial diversas autoridades da atual administração e do município como o prefeito municipal, Fábio Branco; o Capitão de Mar e Guerra, Erick Abdalla; e o presidente da Fundação Cidade do Rio Grande, Torquato Ribeiro Pontes Netto; além de ex-reitores e familiares.

Galeria de Ex-reitores

 

Constituindo-se em um espaço destinado a homenagear os gestores que contribuíram para o desenvolvimento da instituição desde a sua fundação, a galeria dos reitores, criada em 1986, ficava localizada no auditório João Rocha, junto à, então, sub-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, prédio que atualmente abriga o Instituto de Oceanografia (IO).

Em função da necessidade de realizar obras no espaço, o acervo da galeria ficou sob responsabilidade do Nume. Durante a gestão da ex-reitora Cleuza, a galeria passou por uma restauração e foi implementada no prédio da reitoria. Na manhã desta quinta-feira, 1, o espaço foi oficialmente inaugurado, em uma celebração à altura do empenho de todos e todas que participaram das administrações anteriores e dedicaram suas carreiras profissionais à educação superior e ao desenvolvimento da universidade.

Durante sua fala, o reitor Danilo Giroldo destacou a importância e o simbolismo do momento. “Inaugurar a galeria de reitores no prédio da reitoria é um ato extremamente simbólico. A galeria, situada onde está o gabinete do reitor, faz com que, todos os dias em que entramos neste local possamos olhar para ela e sentir todo potencial que representa. Esse ato simboliza primeiro respeito. Ao ingressar nesse prédio é preciso ter respeito àqueles que, como nós, dedicaram suas vidas à essa instituição; em segundo momento simboliza humildade; saber que muitos outros vieram antes de nós, trabalhando para construir a história da universidade, requer humildade para reconhecer todo o empenho empregado na construção da FURG como conhecemos hoje. E, terceiro, denota inspiração; saber que essas pessoas enfrentaram desafios complexos e situações difíceis, nos encoraja a, também, enfrentar as nossas adversidades. Saber que as decisões que foram tomadas por essas pessoas influenciam nosso dia a dia até hoje é uma enorme fonte de inspiração”, comentou emocionado o gestor.

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes durante o ato, também, o vice-reitor Renato Duro Dias; a ex-reitora Cleuza Maria Sobral Dias (2013 a 2021); o ex-reitor João Carlos Brahm Cousin (2005 a 2013); o ex-reitor Carlos Rodolfo Brandão Hartmann (1993 a 1997, e 2001 a 2005); o familiar do ex-reitor Orlando Macedo Fernandes (1988 a 1993), Alessandro Fernandes; a professora do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e familiar do ex-reitor Jomar Bessouat Laurino (1984 a 1988), Débora Pereira Laurino; a professora aposentada do antigo Departamento de Matemática e familiar do ex-reitor Fernando Lopes Pedone (1977 a 1984), Nelma Maria Duarte Pedone; o ex-vice-reitor, Fernando Amarante Silva (1988 a 2001); o ex-vice-reitor, Henrique da Costa Bernardelli (de 1992 a 1993); o ex-vice-reitor, João Marinonio Carneiro Lages (de 1972 a 1977); o professor do Centro de Ciências Computacionais (C3) e a professora da Faculdade de Medicina, familiares do ex-vice-reitor Vicente Mariano da Silva Pias (1993 e 1997), Marcelo Pias e Sandra Crippa Brandão.

O ex-reitor Cousin também aproveitou o momento para deixar uma mensagem de felicidade em fazer parte da trajetória da instituição. “Minha trajetória acadêmica começou em 1975 quando iniciei como estudante e, logo em seguida, ocupei cargos administrativos na FURG; oportunidade na qual também tive a grande satisfação de viver um período bastante profícuo cujo, juntamente com a minha equipe, conseguimos promover muitas realizações na universidade, especialmente com o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a partir de 2007”, explicou o antigo gestor.

Outra pessoa importante a fazer manifestações durante a inauguração foi a ex-reitora Cleuza Maria Sobral Dias. Em sua fala, a professora apontou a importância de reconhecer o passado e a memória da FURG para que seja possível construir um futuro plural e qualificado. “Essas pessoas que estão representadas nesta galeria, junto com toda sua equipe e sua comunidade universitária, fizeram a FURG que conhecemos hoje. É preciso sim celebrar a resistência de todos que trabalharam e continuam trabalhando pela nossa instituição. Em todas as minhas falas enquanto reitora, destaquei que uma universidade não se faz em um estalar de dedos; ela se faz pela luta e pelo movimento constante da comunidade. Isso aconteceu aqui, a FURG, apesar da crise nacional vivida nos últimos anos, somos uma referência em ensino superior”, declarou.

“Quero agradecer muito a nossa equipe, porque nenhum dos reitores que está aqui nesta galeria trabalhou sozinho. Se estamos aqui hoje resistindo e defendendo a universidade pública, gratuita, laica, plural e de qualidade, como é a nossa FURG, é por causa da mão de todos que estão aqui, e de todos aqueles que um dia estiveram aqui, dedicando suas vidas ao ensino, à pesquisa e à extensão”, concluiu Cleuza.

Nume

Em 1994, durante as comemorações de 25 anos da FURG, foi organizada uma exposição com o intuito de resgatar e divulgar a história da instituição. A mostra definiu o marco inicial da criação do Nume, que, cinco anos depois, foi instituído com o intuito de preservar a memória da universidade, por meio de um acervo diverso composto por documentos, indumentárias, fotos, mobiliário e demais peças relevantes para o devido fim.

Inicialmente, o acervo ficou exposto próximo a biblioteca do campus cidade, posteriormente ocupando a sala dos conselhos superiores da instituição. Na década de 2000, o Nume passou a ocupar um espaço próprio, destinado exclusivamente para a exposição de suas peças, junto ao pavilhão central do mesmo campus.

Durante a gestão da ex-reitora Cleuza, o Nume ganho um espaço maior, redesenhado para comportar a magnitude do acervo, bem como, destacar ainda mais a beleza das peças que compõe o núcleo. O novo ambiente foi estruturado ao fim da asa leste do Cidec-sul.

No ato de inauguração deste novo espaço, Giroldo destacou a importância da memória e do patrimônio, saudando cada um dos servidores e servidoras que se dedicaram para que a inauguração fosse possível. "É preciso compreender a nossa memória como um patrimônio, mas para além de um patrimônio, como um ativo de valor incalculável. Essa energia que o professor Péricles colocou aqui foi empreendida pela sociedade do Rio Grande para que esta universidade chegasse até aqui, ela está presente ainda no nosso dia a dia", analisou. "A universidade é um grande coletivo; independente do espaço em que se trabalhe, todos trabalham pela educação - por isso a referência aqui, a senhora Ondina, nos toca a todos e simboliza muito esse coletivo que é a universidade". O professor Giroldo também ressaltou a Fundação Cidade do Rio Grande e sua "compreensão do quanto é fundamental um território ter uma universidade de excelência como a FURG.”

"Nada melhor do que ter o Nume instalado aqui no prédio do Cidec-Sul, onde milhares de estudantes vêm receber a sua outorga de grau, procedimentos de matrícula, de ingresso. Queremos que todos e todas que passem por aqui conheçam a memória da instituição. É uma inspiração para todos nós saber o que os pioneiros fizeram; saber de toda a história é fundamental para pautar as nossas ações do presente e projetar o nosso futuro", finalizou o reitor.

De acordo com o presidente do Nume, Péricles Gonçalves, a FURG possui uma característica de coletividade que se constitui como um grande diferencial, e, também, está impressa em sua história, resguardada pelo acervo do próprio Núcleo de memória. “A universidade está acima das diferenças. A FURG sempre repudiou vaidades. Eu acredito que este seja um dos motivos do êxito brilhante que a nossa instituição tem. Poderíamos homenagear uma série de pessoas aqui, mas neste momento, eu lembrei de alguém especial, que, durante muitos anos permitiu que a sala que nós usávamos lá no campo cidade tivesse a sua higienização perfeita. Por isso, pedimos para que a dona Ondina estivesse aqui hoje aqui para que nós pudéssemos saudá-la”, informou o Péricles.

Ainda durante sua fala, Péricles, emocionado, destacou a importância de uma série de acontecimentos e situações que culminaram neste momento. “Este não é um local de contemplação, mas sim um local de inspiração; para que vendo o que houve no passado, possamos preparar esta universidade para o futuro”, concluiu o presidente.

 Assessoria -- FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!