RS registra o menor excesso de mortalidade por covid-19 do país, aponta levantamento
28/09/2022 20:37 em Variadas

Levantamento apontando o Rio Grande do Sul como estado que teve o menor número de excesso proporcional de óbitos de covid-19 no país entre março de 2020 e maio de 2022, foi apresentado nesta quarta-feira (28/9) durante a reunião do Gabinete de Crise do Governo do RS.

O levantamento intitulado Excesso de Óbitos e Taxa de Mortalidade no Brasil mostra que o RS apresentou 25,7% mais óbitos do que o esperado para o período pesquisado, menor indicador entre os estados da federação. A média nacional ficou em 34,5%, sendo o maior número de excesso de mortes registrado no Amazonas, com 60,2%. Para o estudo, utilizam-se os resultados da metodologia desenvolvida pela organização de saúde pública Vital Strategies, que compõe o painel do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O excesso de óbitos busca identificar o diferencial entre o número de mortes por causas naturais durante a pandemia em comparação com o que seria esperado para o mesmo período. O indicador constitui um acompanhamento que complementa a análise da mortalidade nas regiões, permitindo verificar os efeitos de causas diretas e indiretas, bem como apontar indícios de diferenciais de subnotificação dos óbitos por covid-19 entre as localidades.

Como é feito o cálculo

O cálculo do Excesso de Óbitos, ao comparar o total de mortes por causas naturais com o que seria esperado para determinada localidade, leva em consideração as diferenças populacionais de gênero e pirâmide etária em cada estado, assim como suplantar o problema da subnotificação.

No caso brasileiro, o RS apresenta atualmente a 10ª maior taxa de mortalidade por covid-19 entre as unidades federativas. No entanto, apresenta o menor excesso proporcional de óbitos do país considerando o acumulado de todo o período. Em contraposição, os estados de Maranhão e Alagoas, que estão entre as menores taxas de mortalidade do país, apresentam, respectivamente, o 6º e o 12º maiores excessos proporcionais de óbitos.

Clique aqui para acessar mais informações sobre o estudo 

Resumo Semanal da covid-19 no Estado

O Gabinete de Crise, coordenado pelo governador Ranolfo Vieira Júnior, também apresentou as estatísticas atuais da covid-19 no RS, sem a necessidade de emitir alertas às regiões. Conforme os dados, a situação hospitalar no RS é de continuidade na redução do número de internados. Entretanto, o GT Saúde permanece monitorando diariamente os dados relativos à pandemia.

O Gabinete de Crise mudou, a partir do encontro desta quarta-feira (29), a frequência de reuniões de quinzenal para mensal.

- Na semana, a média móvel de Casos Confirmados apresenta redução de 28,9%. Com isso, a incidência semanal de casos no estado é 32,0 casos por 100 mil habitantes.

- Na semana, o número de internados Suspeitos e Confirmados diminuiu em 44, sendo uma redução de 27 em Leitos Clínicos e 17 em UTI.

- O número de internados em Leitos Clínicos, suspeitos e confirmados, é de 210, apresentando uma diminuição de 23% quando comparado à semana passada.

- O número de internados em UTIs, suspeitos e confirmados, é de 81, valor 9,6% menor em comparação à semana passada.

- Foram 45 óbitos na semana, uma média de 6,4 por dia, representando uma redução de 27,4% em relação à média móvel de uma semana atrás.

- A taxa de ocupação hospitalar das UTIs adulto no RS é de 83,9%, sendo de 91,6% no SUS e de 70,7% na rede privada.

- Status da Vacinação (% da população residente):

• 88,6% - Pelo menos uma dose

• 81,9% - Esquema vacinal completo

• 53,5% - Dose de reforço

Secom -GOV RS

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!