Comemoração do Dia Nacional dos Surdos é celebrado na Escola Bilingue
26/09/2022 19:33 em Variadas

A Escola Bilingue Carmem Regina Teixeira Baldino promoveu um evento para celebrar o Setembro Azul, mês de visibilidade da comunidade surda, principalmente por nesta segunda-feira (26), dia Nacional dos Surdos. A data foi comemorada pelos 65 alunos da escola por meio de atividades interativas com brinquedos e um lanche especial, realizados no pátio da escola.

A escola bilingue fundada em 2015 funciona em período integral para alunos surdos e filhos de surdos da educação infantil e ensino fundamental, além de alunos do EJA do bloco I e bloco II. Também possuem turmas da educação continuada, que se trata de estudantes egressos que voltam para a escola para terem aulas de matemática financeira, atualidades e, também, preparação para o ENEM.

A diretora Maria Duarte, complementa sobre as atividades desenvolvidas pelos estudantes e os projetos que a escola possui. “Os alunos aqui aprendem sobre a língua de sinais, entretanto funcionamos como uma escola regular tendo ciclos de alfabetização para os anos iniciais e cumprindo a grade curricular do ensino fundamental. Somos também uma escola inclusa, pois atendemos alunos surdos que possuem síndromes e outras deficiências. Nosso público é abrangente por atendemos os irmãos e pais dos estudantes surdos para eles aprenderem a linguagem de sinais para terem uma boa comunicação em casa.”, diz Maria.

História desta celebração

O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Anelise Torales, vice-coordenadora dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, comenta sobre esse dia, que simboliza as lutas e as conquistas da comunidade surda no país. “Essa data é de extrema importância, pois é um dia para refletirmos sobre a surdez, sobre acessibilidade aos surdos, que não é somente Libras, devido aos mais diversos graus de surdez, mas como também as legendas. Sendo então, um dia para se pensar sobre o tema, desconstruir frases capacitistas que por vezes venhamos a ter, e lutarmos por uma sociedade cada vez mais inclusiva e anti-capacitista”, diz Anelise.

Assessoria - PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!