Uso de Máscaras Passa a ser Facultativo na FURG
20/09/2022 16:03 em Variadas

Nesta segunda-feira, 19, o Gabinete da Reitoria divulgou a atualização da portaria nº 3, de 25 de março de 2022, mais precisamente o parágrafo 6 do artigo 1º. A nova redação institui o uso facultativo de máscara de proteção individual, cobrindo boca e nariz, para circulação ou permanência ao ar livre ou em ambientes fechados. A decisão é válida para todos os campi da instituição e começa a valer a partir desta quarta-feira, 21. O uso de máscara em ambiente hospitalar e demais serviços de saúde mantêm-se obrigatório.

No Plano de Contingência – documento que regula as normas e ações da universidade no enfrentamento da pandemia do Coronavírus -, a alteração aponta o uso de máscaras como ‘fortemente recomendado’, mas não mais obrigatório. Para mais informações e detalhes acesse o Plano e a Portaria supracitada ao fim da notícia.

 

Resumo de alterações

Instituir o uso facultativo de máscara de proteção individual cobrindo boca e nariz para circulação ou permanência ao ar livre ou em ambientes fechados;

Fica fortemente recomendado o uso de máscara cobrindo boca e nariz para os servidores e estudantes que se enquadrem nos casos e nas formas a seguir: 

- Grupos vulneráveis - pessoas que apresentam maior risco individual de hospitalização e óbito;

- Não vacinadas; 

- Com doenças autoimunes; 

- Que tomem medicações imunossupressoras;

- Com obesidade, doença neurológica, doença cardiovascular, síndrome de down, diabete mellitus, doença renal crônica, doença crônica descompensada; 

- Em tratamento oncológico. 

- Para pessoas em contato com grupos vulneráveis; 

- Em situações de ALTO RISCO - situações que apresentam maior risco de infecção coletivo;

- Quando estiver com sintomas respiratórios, por ter risco de transmitir. Exemplos: tosse, espirro, dor de garganta (devendo seguir as orientações do item 4.3). 

- Depois de contato, principalmente sem uso de máscara, com pessoas infectadas ou suspeitas de estarem infectadas.

Assessoria - FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!