Aniversário de Pelotas terá bolo de 25 metros e 300 quilos
01/07/2022 09:38 em Variadas

Começa nesta sexta-feira (1º), a programação do Festival da Cidade em comemoração aos 210 anos de Pelotas, organizada pela Prefeitura. Estão previstas feiras, exposições, visitas guiadas pelos principais pontos turísticos do município e shows locais e nacionais. No domingo (3), o evento Cidade da Gente levará o público para o Centro Histórico, onde diversas atividades serão realizadas.

No sábado (2), o destaque fica por conta do bolo de aniversário da cidade, que está sendo produzido pelo curso de Gastronomia do Senac em parceria com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), e será distribuído à comunidade no Largo do Mercado. Nesse dia também haverá saída para o city tour, torneio de xadrez no Parque Tecnológico, procissão em homenagem ao padroeiro da cidade, São Francisco de Paula, e show do vice-prefeito Idemar Barz e convidados na Bibliotheca Pública Pelotense.

O Centro de Pelotas deve ficar movimentado novamente no domingo, quando ocorre o evento Cidade da Gente. Começando às 10h, terão diversas feiras no entorno da Praça Coronel Pedro Osório – de artesanato, de plantas suculentas, de brechós, de livros e o tradicional Mercado das Pulgas. A Secretaria Municipal de Saúde estará presente com o Trailer da Vacina, orientações da Vigilância em Saúde, ações de saúde bucal, e testes para sífilis, HIV e hepatites. Também será realizada uma edição do Comida de Rua, com a participação de restaurantes locais, e o encerramento, às 19h30min, será com show do cantor Toni Garrido, no Largo do Mercado, em uma parceria da Prefeitura com o Sesc.

Estão previstas atividades para todo o mês de julho. A Prefeitura convida todos para participar da programação, trazer a família e comemorar os 210 anos de Pelotas. 

 

 

Dentre as diversas atrações da programação elaborada pela Prefeitura para as comemorações dos 210 anos de Pelotas, o tradicional bolo de aniversário está em fase de produção desde quarta-feira (29). A iguaria está sendo confeccionada por 30 alunos do curso de Cozinheiro do Senac com o auxílio de cinco recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) - iniciativa que faz parte das estratégias do Pacto Pelotas pela Paz. O bolo será servido à população no começo da tarde deste sábado (2), no Largo do Mercado Cen

Experiência para os voluntários e estudantes é vista, também, como um grande desafio para a professora da turma, responsável pelo bolo, Raquel Marasca. "É novo para a gente também, apesar de já termos participados de outros bolos, mas não desse tamanho. Estamos com um grupo bem grande. Entre alunos e a parceria com a Apac, são 35 pessoas envolvidas, que estão aprendendo na prática sobre processo de produção, armazenamento, confecção em larga escala e tudo é feito com muito carinho para o aniversário da nossa cidade", detalhou.

 

Um bolo gigante

O bolo terá cerca de 25 metros de comprimento, no formato dos números dois, um e zero, em alusão à idade do município, nas cores azul e branco. Para a confecção da iguaria, serão feitas 41 formas de massas, com recheio de brigadeiro branco e de chocolate que levarão mais de cem quilos de produtos. Serão utilizados 950 ovos, 25 quilos de farinha, 25 quilos de açúcar, 51 quilos de leite condensado, 30 quilos de creme de leite, 6 quilos de amido de milho e 3 quilos de cacau em pó. Todos os ingredientes foram fornecidos pelo Senac.

Assessoria de Comunicação - PREF PELOTAS

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!