SAÚDE – Projetos de Rio Grande são destaque no 32º Congresso do Cosems em Gramado
30/06/2022 19:31 em Variadas

Dois trabalhos apresentados por Rio Grande foram premiados no 32º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems-RS), nesta quarta e quinta-feira (29 e 30), em Gramado. Eles foram destaques na atividade “Mostra teu SUS”, disputa promovida pelo Conselho que envolveu projetos de todo o estado. A premiação é resultado de um convênio envolvendo a Prefeitura e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
O projeto Estudo Comparado de Âmbito Regional e Nacional do Impacto da Epidemia Covid em Rio Grande recebeu o prêmio destaque do evento, concedido ao trabalho de melhor avaliação da mostra de experiência no estado, o primeiro lugar dentro das 237 experiências inscritas. Em função do prêmio, a equipe está convidada para uma visita técnica para conhecimento e cooperação com pesquisadores e profissionais da Fundação Fiocruz, no Rio de Janeiro (RJ).
Já o projeto Aplicação da Técnica de Mapas Dinâmicos para Estudo da Epidemia Covid em Rio Grande – RS, classificado como um dos cinco melhores, terá a oportunidade de gravar um webdocs, a ser divulgado pelo Conselho, a fim de que a experiência possa ser compartilhada com as demais secretarias de Saúde do estado e do país.

No Congresso, a titular da Secretaria da Saúde (SMS) do Rio Grande, Zelionara Branco recebeu a premiação junto com os autores. Os dois trabalhos estão classificados para representar o estado na mostra nacional que será realizada em Campo Grande (MS), em julho deste ano. O evento contou com a participação de várias autoridades, como a secretária de Saúde do Estado do RS, Arita Bergmann.
A equipe autora da primeira experiência é composta pelos servidores da SMS, Antônio Cesar Correa (superintendente de Vigilância em Saúde) e da médica Shirlei Lopes Cardone (gerente da Vigilância Epidemiológica) e pelos professores do Centro de Ciências Computacionais da FURG, Glauber Acunha Gonçalves e Vitor Irigon Gervini. O segundo trabalho foi apresentado pela mesma equipe, adicionando a participação da servidora das SMS Janaína Lopes Marins.

PARCERIA COM A FURG
A Prefeitura do Rio Grande e a FURG mantém um convênio que se prolonga por todo o período da gestão atual para desenvolvimento e aplicação da tecnologia de geoinformação no município. Como objeto desse convênio está o acompanhamento da obra de cadastro pleno do município com atualização do cadastro imobiliário municipal e a implantação do Sistema de Informações Territoriais, projetos vinculados ao Programa de Modernização Administrativa e Tributária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econcômico e Social (PMAT/BNDES) de Rio Grande.
No âmbito desse convênio tem sido oportunizada a cooperação técnica entre os profissionais da Prefeitura, em diversas de suas secretarias, e pesquisadores e alunos da FURG e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Entre tantos esforços, o processo com a Secretaria da Saúde resultou num conjunto de produtos agora premiados no 32º Congresso do Cosems/RS.

OS PROJETOS
De acordo com o coordenador do LTGEO/C3/FURG, professor Glauber Gonçalves, ao longo do período de pandemia, desde maio de 2020 até dezembro de 2021, a equipe manteve um observatório de dados para medir o impacto da Covid-19 sobre a população rio-grandina, comparando o que transcorria em no território com o registrado em todos os outros municípios brasileiros. Um indicador de impacto foi desenvolvido e utilizado para mapear o quanto a Covid-19 alterou o status de mortalidade nos municípios. Ao final do estudo, ficou comprovado que dentre um conjunto de 363 municípios médios no Brasil, aqueles com mais de 100 mil e menos de 500 mil habitantes, Rio Grande possui o terceiro melhor ranking de impacto, ou seja, é um dos que sofreu menor impacto.

“Evidente que o número absoluto de vítimas e o significado dessas perdas de vida não podem ser minimizados. Esse número apenas demonstra que por alguma razão vinculada ao sistema de proteção da população, ou a sua condição imunológica, ou a sistema de assistência aos doentes, em Rio Grande, o número de óbitos foi menor do que aquele esperado em função do nosso perfil de morbidade em anos anteriores a pandemia.” No estudo de caráter estatístico, se demonstrou que 96,4% da variância do número de óbitos por Covid-19 entre municípios brasileiros está correlacionada aos óbitos pelas comorbidades registrados no ano de 2018.

Antônio Corrêa

O superintendente de Vigilância em Saúde no município, Antônio Cesar Correa relata que esses estudos mantidos, continuamente, durante o período de pandemia, trouxeram à Secretaria da Saúde informação importante para o planejamento e manutenção das ações de vigilância em Saúde. “Permitiram uma visão imediata do quanto a população estava vulnerável a ocorrência de casos de maior complexidade e do quanto se tinha controle sobre esse sistema, mesmo na passagem de um patógeno ainda pouco conhecido e que colocou todo o sistema municipal sob constante stress”, explica.

Assessoria de Comunicação - PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!