Frente Estadual em Defesa da Santa Casa aprova propostas para tentar salvar hospital
28/06/2022 13:30 em Variadas

Mais de dez propostas foram aprovadas na segunda reunião da Frente Estadual em Defesa da Santa Casa do Rio Grande, realizada na sede da Prefeitura, nesta segunda-feira (27). Do encontro participaram integrantes do Executivo Municipal, da Santa Casa, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers). O vice-prefeito Sérgio Webber representou o prefeito Fábio Branco, que está em Brasília.

Entre as propostas aprovadas está o pedido por emendas da bancada gaúcha e, individuais dos deputados e senadores apresentando um plano concreto das necessidades e potencialidades para o reerguimento da Santa Casa. A Frente Estadual deve estar em Brasília, no dia 2, para se reunir com representantes do Ministério da Saúde e da bancada gaúcha.

Foi proposto, ainda, negociar com o governo federal o credenciamento dos leitos de retaguarda e identificar meios de aumentar a receita do hospital. Uma das alternativas é explorar a oferta do governo gaúcho de abrir novos atendimentos na Santa Casa.

A Frente ainda quer uma audiência com a direção do Instituto de Previdência do Estado (IPE Saúde), a fim de discutir o pagamento da dívida de R$ 4 milhões, que o Instituto tem com o hospital.

Outra proposta é a apresentação de um plano de mídia e mobilização para sensibilizar a mídia local para os objetivos e causas da Frente em Defesa da Santa Casa de Rio Grande. A ideia é que essa sensibilização surta efeito e chegue até ao governo estadual e à Presidência da República.

AVALIAÇÃO

A secretária de Saúde do Rio Grande, Zelionara Branco elogia a mobilização e diz que o mais importante neste momento é união de esforços com forças da sociedade e das representações legais.

“A instituição é um complexo hospitalar para toda a zona sul, com atenção para mais de 1,5 milhão de pessoas. Em alguns casos, a Santa Casa é uma referência em atendimento”, diz Zelionara.

O vice-prefeito, Sérgio Webber afirma que o Executivo está empenhado na recuperação da Santa Casa, mas que essa não é uma tarefa a ser solucionada em curto prazo.

Pelo Simers participaram o presidente Marcos Rovinski e Fernando Uberti (diretor geral e coordenador da Frente Estadual). O presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande (Simerg), Marco Antônio de Freitas, prestigiou a reunião.

Assessoria de Comunicação - PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!