Escola Cívico Militar começa a dar Resultados
26/06/2022 11:21 em Variadas

Respeito, igualdade e cidadania são alguns dos temas abordados no Projeto Valores, realizado com os alunos de 6° ao 9° ano da Escola Cívico Militar Cipriano Porto Alegre. O programa foi implantado no início deste ano letivo de forma experimental na rede municipal e a escola é a única a contar com as atividades.

Os objetivos do trabalho realizado por aproximadamente dez militares da Marinha e do Exército são acrescentar atividades que contribuam para a vida escolar e pessoal dos estudantes. Semanalmente as turmas participam de aulas sobre valores e todas as quartas-feiras realizam a cerimônia de hasteamento da bandeira, além de outras ações educativas.

O trabalho dos monitores não interfere no funcionamento e administração da escola. Eles estão lá apenas para colaborar e prestar apoio, cada professor segue sendo responsável por sua turma e a escola segue sendo gerida totalmente pela equipe pedagógica. Para trabalhar em uma escola cívico militar, os militares passam por uma seleção rigorosa e investigação de toda a sua carreira.

Os militares precisam ter formações acadêmicas e realizam uma qualificação no Ministério da Educação, para depois desse processo, chegarem às escolas. Dentro da equipe que está atuando na Cipriano Porto Alegre estão militares formados em pedagogia, economia, filosofia e ciências sociais.

Segundo a direção, após o tempo de ensino remoto da pandemia de Covid-19, parte dos alunos voltou à escola com alguns problemas de comportamento e dificuldades em manter a disciplina e o respeito com colegas e professores. Esses problemas foram diagnosticados no inicio do ano, quando o projeto começou a ser discutido, por isso parte das ações é voltada para enfrentá-los.

 

APEGO A ESCOLA

Além das atividades diretas com as crianças, os militares auxiliam também em atividades manuais. Antes do trabalho começar foi realizado um levantamento das necessidades de cuidados e manutenções do prédio. A partir disso trabalhar o pertencimento nos alunos e fazê-los entender que o ambiente no qual estudam é deles, faz com que aprendam a cuidar e valorizar os espaços da escola.

Disso surge o “Projeto Mão na Massa”, realizado com os monitores e que trabalha com 30 alunos no turno inverso. Os estudantes primeiro entendem qual o processo e a finalidade do trabalho que irão fazer e depois realizam atividades manuais no pátio da escola. Já foram feitos trabalhos de capinagem, plantação de mudas, a criação de uma horta e construção de canteiros para plantar temperos. Também já foram feitos reparos em alguns pontos do telhado e em breve começará a renovação da pintura.

“Os alunos colocam a mão na massa literalmente. Nós entendemos que dessa maneira eles irão entender que a escola está bonita e bem cuidada pelas mãos deles também. O objetivo é que isso os faça pensar que se ajudaram a fazer, também devem ajudar a manter”, diz a vice-diretora Ana Saleme.

 FUTUROS PROJETOS

Mesmo em fase de adaptação ao modelo cívico militar, a escola já está bem avançada em relação à previsão realizada no início do programa. Os planos para os próximos meses são a implementação de um projeto de Libras e a realização de palestras de prevenção às drogas.

Assesssoria de Comunicação - PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!