Prefeitura economiza R$ 12,5 milhões no primeiro semestre realizando licitações
26/06/2022 11:19 em Variadas

A adoção de uma rotina de realizar licitações para contratar serviços ou adquirir bens e materiais já rendeu uma economia de R$ 12,5 milhões para a Prefeitura do Rio Grande somente nos seis primeiros meses deste ano. Isso ocorre porque a administração optou por qualificar o método de contratações e compras, dando sempre preferência às licitações, com objetivo de buscar melhores preços por meio de concorrências públicas.

Os dados foram coletados junto ao sistema Bolsa de Licitações do Brasil (BLL Compras), empresa conveniada com a Prefeitura e o valor refere-se ao total de 81 licitações, 26 delas realizadas em maio.

Conforme explica o secretário de Gestão Administrativa e Licitações, Deivid Mendes, as contratações feitas sem a disputa das empresas interessadas não garantem a mesma economia. Além disso, ele acrescenta que o resultado também está diretamente relacionado ao trabalho interno da Secretaria, que tem conduzido várias negociações para reduzir os gastos.

“Quando lançamos uma licitação, as empresas do mercado acabam entrando em uma disputa, o que contribui para a redução do preço. Se não tivéssemos atuado dessa forma, evitando compras com dispensa de licitações, não teríamos essa economia”, diz.

MAIS ECONOMIA PELA FRENTE

Manter o ritmo de economia e evitar gastos desnecessários de dinheiro público é a meta perseguida pela equipe da Secretaria de Administração e para atingir esse objetivo um pacote de ações está sendo implantado neste segundo semestre. Uma das primeiras medidas é a troca do software administrativo do Município. O novo sistema dará mais agilidade aos serviços públicos e possibilitará uma maior integração de dados.

A redução de gastos passa, também, pela frota da Prefeitura, que será toda equipada com rastreadores. A licitação já está aberta e será concluída em breve. Outra providência tomada é terceirizar os veículos através da locação, que conforme estudo realizado pela Universidade do Rio Grande deve garantir mais economia do que os gastos com a manutenção de uma frota própria.

Assessoria de Comunicação -PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!