Prevenção e combate ao câncer de boca mobiliza equipe de Saúde Bucal no sábado
24/05/2022 20:36 em Variadas

A Secretaria da Saúde do Rio Grande (SMS) promove, sábado (28), por meio da Coordenadoria de Saúde Bucal, o dia “D” de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca. Serão realizados exames de saúde bucal pelos cirurgiões dentistas da SMS dentro da Unidade Móvel Odontológica que estará no Largo Dr.Pio – das 9h às 17h. Os exames ocorrerão, também, no Shopping Partage – das 10h às 18h.

Caso sejam diagnosticadas lesões potencialmente malignas em cavidade bucal, o paciente será encaminhado para realizar as biópsias nos consultórios da própria Secretaria.
Ainda no sábado, na atividade “Prefeitura na Rua”, no bairro Getúlio Vargas (BGV), uma equipe de Saúde Bucal estará no local explicando como realizar o autoexame.

AÇÃO NA PERG

Dentro da campanha Maio Vermelho, destinada à prevenção do câncer de boca, a equipe de Saúde Prisional da SMS, localizada dentro da Penitenciária Estadual de Rio Grande (PERG), realizou uma palestra educativa, na terça-feira (23), para as pessoas privadas de liberdade naquela instituição. Foram entregues folderes, fixados cartazes e apresentados slides sobre o tema orientando para o auto-exame. A equipe ainda disponibilizou o ingresso para quem desejasse participar do grupo voltado para o tema tabagismo.

CÂNCER DE BOCA
O câncer no Brasil é um problema de saúde pública e, desde 2003, as neoplasias
malignas constituem-se na segunda causa de morte da população. O câncer de boca é uma dessas doenças, e inclui os lábios, língua e mucosas da cavidade oral, podendo afetar ossos, músculos e outros tecidos dessa região. É o quinto tumor mais frequente em homens e o décimo segundo em mulheres.

—————————–

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura Municipal do Rio Grande

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!