HU-FURG alerta para a baixa doação de leite materno
20/05/2022 13:12 em Variadas

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), quer incentivar a doação de leite, fazendo um importante alerta: seu estoque está abaixo do ideal, não conseguindo suprir à demanda interna. Neste momento, o BLH somente está disponibilizando o alimento para nove prematuros, ou seja, apenas metade dos bebês internados na UTI Neonatal são alimentados com leite materno.

O leite materno doado ao HU-FURG é disponibilizado para os bebês prematuros, de baixo peso ou que estão em tratamentos diversos. Atualmente, o BLH recebe, em média, a doação de 28 a 30 litros de leite por mês, mas a demanda é de 60 a 70 litros mensais. É importante salientar que apenas 1ml de leite materno já pode ser o suficiente para nutrir um bebê cada vez que for alimentado. O leite doado é essencial para aumentar as chances de recuperação desses bebês e protege-los de infecções, diarreias e alergias.

Na falta do leite humano, os bebês internados são alimentados com fórmula infantil. O que não é ideal, de acordo com o Ministério da Saúde, que preconiza que o leite materno é um alimento de extrema importância para o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças, especialmente para prematuros e bebês de baixo peso internados em Unidades Neonatais que não podem ser alimentados diretamente pela própria mãe. Esses bebês terão uma vida mais saudável, se a alimentação for exclusivamente com leite humano. A doação, também, traz benefícios para a mulher que tem leite excedente, pois evita a inflamação nos seios, conhecida como mastite.

Como doar leite humano
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. As doações podem ser feitas no Banco de Leite no HU-FURG, diariamente (inclusive domingos e feriados), das 8h às 12h e das 12h30 às 18h, entrada pela Portaria Central, Acesso 4.

As doações externas são realizadas mediante pré-cadastro via Teleamamentação, pelo número (53) 3233.8880 (telefone/WhatsApp). A equipe do BLH fará a orientação, entrega do kit e a coleta domiciliar, com a manutenção de todos os protocolos de cuidado necessários para prevenir a Covid-19.

Se você pode, doe leite materno. Um pouco do seu leite doado pode salvar uma vida.

Campanha Doe Leite Materno
Para celebrar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o Ministério da Saúde lançou a campanha: "Doe leite materno e receba a gratidão de uma vida". O objetivo é intensificar o aumento de mães doadoras e abastecer os estoques dos Bancos de Leite Humano em todo país.

O Brasil é referência internacional em doação de leite humano utilizado, principalmente para alimentar bebês prematuros e de baixo peso internados em leitos neonatais, com 225 bancos de leite presentes em todos os estados brasileiros e 217 postos de coleta. Entanto, o quantitativo, segundo o Ministério da Saúde, representa apenas 55% da necessidade por leite humano no país.

O BLH do HU-FURG é o único banco da região sul do Rio Grande do Sul e iniciou suas atividades em 2002, impulsionado pela Comissão do Hospital Amigo da Criança e pelas Amigas do HU. É responsável por ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. São 20 anos de trabalho, realizando a coleta interna e externa, o processamento, o controle de qualidade e a distribuição do leite humano, de acordo com demanda do Hospital, pois é pasteurizado e pode ser distribuído a todos os bebês que precisam.

Teleamamentação
O serviço está em funcionamento desde maio de 2020, pelo número (53) 3233.8880 (WhatsApp), e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A iniciativa visa agendar as coletas de leite humano e orientar as mães que amamentam e estão com dúvidas ou dificuldades de acesso ao Hospital. O atendimento é realizado pelos profissionais do Banco de Leite Humano do HU-FURG que esclarecem as dúvidas sobre amamentação, orientam sobre a doação de leite e fazem o agendamento da coleta em domicílio.

Sobre a Rede Ebserh
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da HU-FURG faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria - FURG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!