Público é o grande destaque na Feira do Livro
20/05/2022 13:10 em Variadas

48º edição do evento foi marcada pelo reencontro

Após 12 dias de atividades literárias, artísticas e culturais, chegou ao fim na noite de domingo, 15, a 48ª Feira do Livro da FURG. A edição deste ano foi marcada pelo reencontro, pois há mais de 2 anos o tradicional evento literário não acontecia devido à pandemia de Covid-19. Realizada excepcionalmente no mês de maio, a Feira pode contar com o seu fiel público, que prestigiou as diversas atrações.

Marcada por ser um evento agregador, a Feira em seu último final de semana contou com apresentações da Big Band da FURG e do CTG Mate Amargo. E na última noite de sessão de autógrafos contou com a presença do jornalista Marcelo Cosme.

Não à LGBTfobia

Na noite de sábado, 14, a presença do jornalista e escritor Marcelo Cosme despertou uma imensa fila na sessão de autógrafos de seu livro “Talvez Você Seja... Desconstruindo a LGBTfobia que Você Nem Sabe que Tem” (Editora Planeta).

Acompanhado do noivo, o médico Frankel Brandão, o rio-grandino distribuiu sorrisos e abraços e foi enfático: "sei que as coisas estão caras, então o que eu realmente quero é receber o carinho de vocês, tirar uma foto, ganhar um abraço. Não precisa comprar nada". Ainda assim, a obra esgotou rapidamente das prateleiras da Feira. "Espero que, com este livro, a gente possa discutir mais abertamente esse assunto tão importante e que ainda provoca caras feias", disse o autor.

Encerramento

Para o encerramento oficial estiveram presentes na Arena Cultural o reitor da FURG, Danilo Giroldo, o vice-reitor, Renato Duro Dias, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado e o patrono da 48ª Feira do Livro, Sérgio Carvalho Pereira.

Daniel Prado iniciou sua fala agradecendo a presença do público em todos os dias do evento e também a dedicação do patrono. E ressaltou que a Feira do Livro se caracteriza por ser essencialmente um espaço de valorização da literatura e da cultura. “A avaliação nesse primeiro momento é positiva, pelo número de pessoas que circularam, pelo número de livros vendidos – mesmo sendo realizada no outono -, superou nossas expectativas. Um destaque especial para a participação da comunidade do entorno da região sul que veio prestigiar a Feira. O que mais me chamou atenção foi a vontade das pessoas de estarem aqui, a felicidade do reencontro com os livros, os shows, das conversas, das brincadeiras lúdicas com as crianças. Isso para nós é extremamente significativo, a Feira do Livro se tornou um espaço de reencontro entre as pessoas depois de 2 anos. Além disso, o período escolar proporcionou a presença massiva de estudantes, em que cerca de 30 escolas e mais de 4 mil alunos participaram ativamente da Rua das Crianças e de atividades culturais. O importante foi termos realizado a Feira, e agora temos indicadores para tomarmos as decisões relativas ao futuro do evento”. Em seguida o representante da Proexc passou a palavra para o patrono.

Sérgio Carvalho Pereira contou estar vivendo um misto de emoções com o término da Feira, “os dias que passei envolvido com a 48ª Feira do Livro, desde o momento que fui convidado para patrono, em 14 de dezembro de 2021, lá na Reitoria, até hoje, foram dias plenos de alegria, encantamento e trabalho”. O patrono caracterizou a Feira como um projeto comunitário, extensionista, inclusivo e solidário. E agradeceu a diretora de Arte e Cultura, Débora Amaral por lhe integrar a equipe, “desde a primeira reunião que tive com a Débora ela me aceitou como um colaborador me colocou na equipe e me incluiu para que eu pudesse ajudar na Feira. E isso era tudo o que eu queria me sentir mais que o patrono, me senti um trabalhador pela cultura, pela arte, pela Feira do Livro que tanto gosto e vivo há quase cinco décadas”.

Já o vice-reitor da FURG, Renato Duro Dias, ressaltou que a Feira é um espaço tradicional da cultura de Rio Grande e que essa foi “a feira dos reencontros e dos abraços. Sentimos uma mescla de alegria e gratidão, pois nesse momento crescente da volta das atividades presencias, podemos realizar nossa feira. Espero nos reencontrarmos na 49ª Feira do Livro”.

O reitor da FURG, Danilo Giroldo iniciou sua fala agradecendo a todos os trabalhadores que construíram a Feira, “quem faz a Feira são todos os trabalhadores, ou seja, o Estado Brasileiro, por isso é importante que se valorize as instituições públicas”. Giroldo agradeceu ainda o empenho e dedicação de Sérgio que se envolveu desde o pensar a infraestrutura até a organização da programação. E por fim saudou a presença do público: “a presença do público, mesmo com o evento acontecendo em um período diferente, mostra que a comunidade se apropriou da Feira, e isso nos dá segurança para planejarmos nossas ações diante de momentos tão difíceis”, finalizou o reitor.

Após o encerramento, o público presente pôde conferir o som e o ritmo dos tambores, com Kako Xavier e o “Baile da Tamborada”.

“Baile da Tamborada”

Para o encerramento da 48ª Feira do Livro, o público conferiu o “Baile da Tamborada”, baseado no repertório do novo álbum, de mesmo título, que vem provocando o público ao mostrar à nova cara da música no sul do Brasil. A mistura do afrosamba com pitadas de baile gauchesco.

O show teve como base rítmica as misturas da vaneira com o ijexá e do vanerão com a batucada, dando protagonismo aos tambores ancestrais e artesanais, mostrando a fusão do violão de Kako Xavier com o acordeon, os metais e os tambores. No palco junto ao artista estiveram os integrantes do projeto Tamborada, grupo de pessoas de diferentes idades, etnias e gêneros unidos pelo som dos tambores.

Livros mais vendidos

De acordo com o Sistema de Bibliotecas da FURG, foram vendidos 8.449 livros nas bancas da feira. Livros para desenhar, de diversas editorias, foram os títulos mais vendido.
Posição - Título / autor – quantidade

1º - Livros de colorir/desenhar (diversas editoras) – 32
2º - Histórias em quadrinhos / Mangá – 24
3º - Histórias em quadrinhos de heróis – Marvel/DC Comics – 13
4º - Recomeçar – Wagner Passos – 11
5º - Boto Charlie, O – Ivonei Peraça – 10
6º - Diário de Anne Frank, O – Anne Frank – 9
7º - Diário de um Banana (coleção) – Jeff Kiney – 8
     - Harry Potter (coleção) – J.K Rowling – 8
    - Heartstopper (coleção) – Alice Oseman – 8
8º - Clássicos Infantis – 7
9º - Terapia Adulta (coleção) – Paulus (ed) – 6
10º - História do Rio Grande do Sul – Moacyr Flores - 5

Assessoria - FURG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!