Projeto do município sobre eficiência energética foi contemplado pela CEEE-Equatorial
27/11/2021 18:44 em Variadas

O projeto de eficiência energética do Rio Grande apresentado na Chamada Pública CEEE-D 001/2020 foi um dos nove selecionados no Estado. O objetivo da proposta refere-se à substituição das luminárias de vapor de sódio por luminárias com tecnologia LED.

Conforme o prefeito municipal do Rio Grande, Fábio Branco, este é um dos projetos apresentados pela gestão com intuito de qualificar os serviços com eficiência. “Mais um avanço significativo para comemorarmos no que diz respeito à oferta do serviço de iluminação pública. Seremos contemplados com R$ 822.740,00 mil para substituirmos as lâmpadas atuais pelas de LED, gerando a redução no consumo de energia e mais segurança à população”, disse ele.

Nesse sentido, o secretário de município de Zeladoria da Cidade (SMZC), Marlon Soares, explica que os próximos passos incluem a notificação da CEEE aos nove municípios selecionados e a apresentação, por parte da empresa, com o cronograma de instalação. “Optamos nesse primeiro momento pelas vias rápidas, oferecendo mais segurança aos rio-grandinos”, afirmou.

O titular da Zeladoria frisa que o pagamento da iluminação pública é feito por meio de uma taxa diária fixa, cujo cálculo leva em consideração a potência da lâmpada. “O que nós estamos fazendo é diminuir a potência pelo uso do LED, gerando, com isso, a redução dos custos”, explica.

Soares reitera que a economia acontece uma vez que a CEEE não considera o tempo diário de consumo de cada lâmpada, mas sim um ponto de iluminação com tempo de consumo médio, cuja potência de consumo é o fator relevante para o cálculo da taxa.

Confira abaixo as vias e quantidades de pontos que terão as lâmpadas atuais substituídas pelas de LED:

Assessoria de Comunicação - PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!