Portos RS e Capitania dos Portos realizam simulações para aperfeiçoar manobras
14/11/2021 13:41 em Variadas

A Portos RS, com a supervisão da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, promoveu nesta semana, através do Arranjo Produtivo Local (APL), com o patrocínio dos sindicatos dos Operadores Portuários (Sindop), dos Terminais Marítimos (Sintermar) e das Agências de Navegação Marítima (Sindanave) uma série de simulações que levaram em conta o novo calado do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, homologado em outubro do ano passado.


Com a nova profundidade, estabelecida após o procedimento de dragagem, o Porto do Rio Grande está apto a receber os maiores navios do mundo, situação que foi simulada nos equipamentos. A atividade, que contou com a participação da Praticagem da Barra, ocorreu com o objetivo de aprimorar as informações e as manobras, com base no sistema adquirido e que levou em consideração dados de batimetria para a reprodução do ambiente.

A tecnologia permitiu simular manobras de navios de todos os tipos e tamanhos nas mais variadas condições climáticas e de calado. Em uma das simulações, o prático Guido Cajaty conduziu um navio até o Terminal de Contêineres (Tecon) e mesmo acontecendo em um ambiente controlado, ele revelou que o sentimento é semelhante ao de uma manobra. Você chega ao local e sabe que se trata de um simulador, mas cinco minutos depois você está completamente imerso no cenário, revelou.

Para o diretor de qualidade, saúde, meio ambiente e segurança da Portos RS, Henrique Ilha, as simulações tem o objetivo principal de testar as condições das manobras dentro das especificações das Ordens de Serviço e com isso dar maior segurança para todos os envolvidos, como autoridade portuária, terminais e práticos.


As manobras se mostraram viáveis nas condições apresentadas no simulador e os objetivos principais foram alcançados. Os objetivos de aproximação das instituições, de trabalho conjunto e de capacitação dos práticos envolvidos também se mostrou muito importante no contexto do Porto Organizado do Rio Grande, destacou Ilha.


Aproveitando que o APL tem um simulador, unimos os esforços dos terminais, da Capitania dos Portos, do Porto e dos práticos para pegar os principais navios que passam por aqui e fazer simulações, aprimorando conhecimentos em condições de corrente, onda e vento mais restritivas para ver o nível de resposta e aprimoramento das manobras, explicou o superintendente da Portos RS, Fernando Estima.

Está prevista para a próxima semana a divulgação dos resultados dos exercícios, ocasião em que será possível ter uma ideia do aproveitamento dos exercícios.

Assessoria PORTOS RS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!