Vacinação para jovens de 13 anos e cirurgias de catarata são destaque em Live da Saúde
13/10/2021 08:31 em Variadas

O prefeito Fábio Branco e a secretária de município da Saúde (SMS), Zelionara Branco realizaram mais uma Live, na noite de segunda-feira (11), quando apresentaram um panorama dos principais temas da Saúde, incluindo a vacinação contra a Covid-19 na cidade e o anúncio do mutirão para realizar cirurgias de catarata, cujo contrato foi firmado nesta data, nas dependências da Santa Casa com a presença da titular da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Arita Bergmann.

A Prefeitura do Rio Grande, o Governo do Estado e a administração da Santa Casa assinaram o termo de compromisso para oferecimento de um mutirão de cirurgias e consultas de catarata. As cirurgias vão ser, especificamente, para a população residente em Rio Grande. Na primeira etapa do mutirão e até o final desse ano, serão atendidos 320 pacientes, que já passaram pela triagem e estão na fila de espera para a cirurgia. Os procedimentos devem iniciar em novembro, na própria Santa Casa.

Sobre os números da Covid-19 na cidade do Rio Grande, a secretária informou que há um aumento dos casos ativos em toda a região Sul. “Felizmente, ainda não estão impactando nas internações.” Neste momento, frisou, “é importante que consigamos vacinar o mais próximo possível de 100% da população, pois a vacina não representa uma proteção individual, mas coletiva”. Ela alerta que é preciso manter os cuidados, porque o vírus ainda está circulando.

Live abordou a etapa da vacinação no município do Rio Grande que, durante essa semana, avança para a faixa de 13 anos com a primeira dose, além de outras faixas etárias, como as de 14 anos e os idosos que estão recebendo a terceira dose.

A partir desta quarta-feira (13), as doses para adolescentes de 13 anos vão ser aplicadas em todas as unidades de Saúde. Na quinta-feira (14), a Secretaria vai aplicar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades que receberam a primeira dose até 31 de julho. As vacinas estarão disponíveis nos dois shoppings (Partage e Praça), das 14h às 18h. Na sexta-feira, as vacinas para esse público vão ser disponibilizadas nas unidades de Saúde. Será exigida a apresentação de documento de identidade com foto, CPF, Cartão do SUS e Carteira de Vacinação com o registro da primeira dose.

A Secretaria aguarda para essa semana um novo lote de vacinas que deve oportunizar a vacinação para adolescentes de 12 anos, com ou sem comorbidades.

 

 

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE