Manutenção e desobstrução das estruturas de drenagem é um dos focos de atuação da Zeladoria em Rio Grande
24/09/2021 08:16 em Variadas

Desde o início de 2021, a Secretaria de Zeladoria da Cidade (SMZC) tem realizado ações para a prevenção de alagamentos no município de Rio Grande. De acordo com o gestor da pasta, Marlon Soares, para isso o setor definiu pela execução de valeteamentos e atividades de macro e micro drenagem que, em algumas regiões, já estão no terceiro ciclo de limpeza.

Além disso, também faz parte do planejamento da Secretaria a limpeza de todas as cerca de 10mil bocas de lobo existentes em Rio Grande, das quais já foram desobstruídas quase 5 mil. Em ação paralela, a Zeladoria tem dedicado especial atenção para a coleta de lixo e entulho descartados incorretamente, e que acabam por interromper a passagem da água da chuva e prejudicar o funcionamento do sistema de drenagem.

Sobre o tema, Soares acrescenta que, diariamente, a Prefeitura recolhe aproximadamente 35 toneladas de entulho descartado de forma indevida pela cidade. Esse lixo, se não for retirado, acaba por acumular e entupir as estruturas existentes para a drenagem, o que contribui para ocorrência de alagamentos em dias de chuva.

Ainda neste contexto, a SMZC reforça que a coleta diária de lixo ocorre de segunda a sábado, não sendo realizada aos domingos. Por esse motivo, a secretaria solicita que a população não coloque o lixo nas ruas nesse dia, e armazene até a próxima data de coleta. Assim, evita-se que os materiais de descarte sejam revirados por animais, por exemplo, o que costuma causar sujeira e gerar uma nova demanda de limpeza, além de poder causar o entupimento da tubulação pluvial.

A respeito dos casos relatados de alagamentos, o gestor ressalta que a Zeladoria tem acompanhado a situação, assim como o funcionamento das casas de bombas, que também receberam ações de manutenção neste ano. Ele explica que quando o volume de chuva é muito alto e concentrado em um curto período de tempo o sistema de drenagem não consegue dar vazão a quantidade de água, pois não está dimensionado para isso. Os alagamentos costumam ocorrer justamente quando existe uma quantidade de chuvas muito além do normal, que supera a capacidade das estruturas de drenagem.

“ A média de chuva no Rio Grande do Sul é em torno de 140mm por mês. Só que em diversas oportunidades neste ano tivemos um volume muito maior. Tivemos dias com mais de 80mm de chuva. Ou seja, é muita água, e as redes de drenagem não foram dimensionadas para esses eventos climáticos. Então, por vezes, a água acumula e, quando a chuva para, o nível começa a baixar”, disse Soares. Ele ainda aponta que essa situação pôde ser percebida na segunda-feira, feriado de 20 de setembro, dia em que foi registrada precipitação intensa em Rio Grande.

Trabalho desta semana

Diante das chuvas do final de semana e do feriado, a SMZC tem realizado intenso trabalho para a para desobstrução de bocas de lobo, limpeza de valetas e manutenção de vias danificadas. As desobstruções têm sido executadas em regiões como Vila Maria, Castelo Branco, Cidade de Águeda, São João, Boa Vista, Senandes e em áreas do interior como Quinta, Domingos Petroline, e Sítio Santa Cruz. Já as ações de nivelamento e recuperação de ruas estão concentradas, especialmente, nas vias onde ocorre a passagem das linhas de ônibus. Veja, abaixo, alguns registros do trabalho do setor.

 

Assessoria de Comunicação - PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!