Prefeitura e Sest Senat promovem ação de educação para o trânsito no Largo Dr. Pio
24/09/2021 08:09 em Variadas

Quem passou pelo Largo Dr. Pio nesta manhã, 23, pôde ver agentes de trânsito do Núcleo de Educação, juntamente com uma equipe do Sest Senat, desenvolvendo uma ação educativa em alusão à Semana Nacional do Trânsito 2021. Na ocasião, a equipe realizou a abordagem de pedestres com orientações sobre a campanha e conversou com a comunidade sobre o comportamento responsável no trânsito.

O mascote “Cinzinha” também participou da ação, tendo o papel de interagir com as crianças que transitavam pelo local para orientá-las a respeitar o convívio no trânsito como pedestres, ciclistas e, futuramente, como condutoras. 

Ao falar sobre o trabalho, a agente de trânsito Fernanda Mendes explicou que a atividade alusiva à campanha buscou a aproximação com a comunidade, em especial hoje, 23 de setembro, Dia Nacional do Agente de Trânsito. “Estamos aqui com as nossas viaturas, mostrando para a população como funciona o nosso trabalho”, disse ela.  

Já a técnica de Promoção Social do Sest Senat Rio Grande, Jaqueline Costa dos Santos, enfatizou a parceria com a SMMAS em ações de educação para o trânsito e destacou o papel da entidade em promover atividades de conscientização. “Nós também somos responsáveis pela capacitação dos trabalhadores do transporte que estão no trânsito e somos responsáveis por conscientizar os pedestres, pois todos nós somos parte do trânsito”, declarou. 

Ainda estão previstas como atividades da Semana Nacional do Trânsito 2021 a ação “Escolinha do Trânsito”, que estará funcionando nos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 17h às 22h no shopping Partage, e o passeio ciclístico que acontece neste sábado, 25, a partir das 15h, com saída da frente da Prefeitura. Saiba todos os detalhes sobre o passeio no link: https://www.riogrande.rs.gov.br/pagina/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-passeio-ciclistico-da-semana-nacional-do-transito-2021/.

Semana Nacional do Trânsito 2021

As ações da Semana Nacional do Trânsito integram o calendário municipal de eventos e, este ano, buscam alertar a sociedade com o tema “Pedestres e ciclistas: Ver e ser visto!” e a mensagem “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Conforme Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a ideia de trabalhar o assunto com ênfase na necessidade de “ver e ser visto”, está orientada com base na premissa de que no período noturno há maior risco de acidentes envolvendo os usuários vulneráveis pela dificuldade de visibilidade.

Dessa forma, o Contran estabeleceu que as campanhas educativas do mês de setembro devem destacar a importância de ver e ser visto no trânsito, com enfoque especial em pedestres, ciclistas e motociclistas, também reforçando a necessidade do uso de equipamentos e vestimentas que os tornem mais visíveis. A meta é trabalhar o sentimento de empatia e reforçar o entendimento de que os maiores e mais fortes têm o papel de proteger os mais vulneráveis.

Serão parceiros do Executivo Municipal na realização da Semana Nacional do Trânsito, o Sest Senat, o Sindicato dos Caminhoneiros e o Comando Rodoviário da Brigada Militar.

Assessoria de Comunicação -PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!