COVID-19 – Situação está mais tranqüila mas o vírus continua circulando, afirma Zelionara
22/09/2021 13:43 em Variadas

Na Live semanal transmitida pela página da Prefeitura do Rio Grande no Facebook, a titular da Secretaria de Município da Saúde (SMS), Zelionara Branco disse que a pandemia da Covid-19 na cidade “está, felizmente, bem mais tranqüila”, mas o vírus continua circulando porque ainda existem casos novos. A secretária fez a transmissão junto com a coordenadora do Núcleo de Imunizações da SMS, Valéria Risso.

Zelionara afirmou que, “se não tivéssemos circulação do vírus, não teríamos casos novos”. Ainda é um momento que requer bastante cuidado, alertou a secretária. De acordo com ela, a população não está 100% vacinada e cerca de 45 a 50% da população não receberam a segunda dose. Portanto, “cuidados são necessários, como por exemplo, lavar as mãos, usar álcool em gel, manter ambientes arejados e o distanciamento e, se conseguirmos manter esses itens em dia, vamos garantir a estabilização com os números baixos, tanto de casos como de internações em UTI”.

18 anos ou mais    

São muitos os jovens nessa faixa etária que procuram os locais para receber a dose da vacina contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria, se esse público continua procurando os postos de vacinação, significa que ainda existem pessoas nessa faixa que

Jovens menores de 17 anos

A Secretaria aguarda que a vacinação seja retomada nos próximos dias. Por enquanto, são vacinados apenas jovens de 17 anos. Até que o Ministério da Saúde volte a vacinar esse público ou seja acatado um pedido judicial feito pelo governo estadual, liberando a vacinação para adolescentes com menos de 17 anos, as doses continuam sendo aplicadas apenas em quem tem 17 anos ou mais.

Idosos

Está disponível no site da Prefeitura um link para ser feito o cadastro dos idosos acamados com 70 anos ou mais, para que sejam vacinados com a terceira dose. O cadastro é feito pelo site ou, também, pode ser realizado no Posto de Saúde do bairro da pessoa idosa. A terceira dose só será aplicada em quem já recebeu a segunda dose há seis meses atrás, no mínimo.

Outras vacinas

Além do imunizante contra a Covid-19, a Secretaria disponibiliza todas as demais vacinas, conforme o calendário previsto na Carteira de Vacinação. Valéria Risso recomendou que as pessoas verifiquem em sua documentação a data para aplicação dos demais imunizantes em crianças e adultos. “É importante que todas as vacinas estejam em dia, para que outras doenças não retornem.” Para receber outros imunizantes, deve ser respeitado o intervalo de 15 dias entre uma aplicação e outra.

 

 

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!