FURG promove consulta pública para abertura de dados da universidade
21/09/2021 17:33 em Variadas

Mais de cem conjuntos de dados sobre a FURG estão disponíveis para consulta na forma de dados abertos. A disponibilização é resultado da aplicação na universidade da Política de Dados Abertos do poder executivo federal e do Plano de Dados Abertos (PDA) da instituição. Agora, prestes a elaborar nova edição do plano, a FURG quer ouvir a comunidade sobre quais os próximos dados a serem abertos. A consulta pública, que inicia nesta quinta, 16, pode ser respondida até 30 de setembro, neste link.

A participação tem duração média de 3 minutos e vai ajudar a universidade a embasar seu Plano de Dados Abertos com exercício para o período de 2022-2023. A pesquisa é aberta à participação de estudantes, servidores, profissionais terceirizados da universidade e à comunidade em geral. Qualquer pessoa sem vínculo com a FURG pode participar.

Dados Abertos

Dados são considerados abertos quando qualquer pessoa pode livremente usá-los, reutilizá-los e compartilhá-los, estando sujeita, eventualmente, à exigência de creditar sua autoria e compartilhar pela mesma licença. A definição é da Open Knowledge International (OKF) – organização internacional sem fins lucrativos que promove o compartilhamento de informações e a criação de conhecimento livre.

Os dados governamentais abertos precisam estar indexados na web e devem ser disponibilizados em formato compreensível por máquinas. Geralmente são disponibilizados na forma de arquivos .csv, que significa valores separados por vírgula. São dados que envolvem um grande conjunto de informações e, com esse tipo de formato, podem ser processados por máquinas, minerados e organizados para a extração de informações.

Dados abertos são fundamentais para a transparência na gestão pública, para gestão participativa, controle social e para a pesquisa acadêmica. Segundo a Fundação do Conhecimento Aberto, os dados governamentais podem ser considerados abertos quando apresentam oito características: são completos; primários; atuais; acessíveis; processáveis por máquinas; disponíveis a todos, sem exceção; sem proprietário; e livres de licença.

O Plano de Dados Abertos da FURG

Em 2019 a universidade publicou seu primeiro Plano de Dados Abertos (PDA), atendendo à determinação da Política de Dados Abertos do governo federal. Com duração de dois anos, o plano levou à abertura de 119 coleções de dados até o primeiro semestre de 2021. São objeto dos dados já abertos assistência estudantil, projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura, assim como cursos, alunos e concursos públicos da Instituição. Para a disponibilização, esses dados passaram por análise de sigilo e verificação de restrição pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos (CPADS) e foram tratados pelo Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI), para serem ajustados ao formato que corresponde às diretrizes de dados abertos.

Agora, com o fim da vigência do plano – a duração é de dois anos – a FURG instituiu um Grupo de Trabalho para elaboração do próximo PDA, liderado pela Coordenação de Transparência e Acesso à Informação, que faz parte da Secretaria de Integridade Transparência e Controle Social (SITC). Também participam do grupo representantes da Pró-Reitoria de Inovação e Tecnologia (Proiti), do Arquivo Geral e do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac).

A consulta pública vai ser uma das ferramentas para embasar o plano e indicar quais os próximos dados da universidade devem ser preparados para a abertura. O novo plano terá vigência para o período de 2022 a 2023, após passar por aprovação pelo Comitê de Governança Digital.

Mais informações sobre o Plano de Dados Abertos da FURG podem ser obtidas pelo e-mail sitc@furg.br.

Assessoria de Comunicação FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!