Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é marcado por vacinação e homenagem a entidades de auxílio em Rio Grande
23/08/2021 16:01 em Variadas

Na última sexta-feira, 20, diversas entidades em atuação no Município se reuniram para uma ação alusiva ao dia 19 de agosto, data que marca o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Em evento na sede da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), com apoio da Prefeitura, pessoas em situação de rua receberam a vacina contra Covid-19. Além disso, também foi realizada uma cerimônia especial, com presença do Prefeito Fábio Branco e de outras autoridades, como forma de homenagem para aqueles que trabalham diretamente no atendimento a esse público.  

Na oportunidade, as Secretarias de Cidadania e Assistência Social e de Saúde, em ação conjunta, utilizaram um veículo do Município para o transporte das pessoas em situação de rua até o local do evento.  Elas foram buscadas nos pontos onde costumam estar e, assim, puderam receber a segunda dose da vacina contra Covid-19. Aqueles que não haviam recebido a primeira dose foram vacinados com o imunizante de aplicação única. Cerca de 70 pessoas receberam as doses.   

Durante a cerimônia, a Centro de Acolhimento Renascer no Espírito (CARE), instituição que se dedica ao atendimento do público em situação de rua e que também funciona como albergue para o pernoite, realizou uma homenagem aos sete grupos não governamentais que atuam em Rio Grande, já há vários anos, no fornecimento de refeições à essa parcela da comunidade, visando a sua segurança alimentar. São eles: PS Amor e Caridade, Projeto Esperança Viva, Renascer no Espírito, Anjos da Noite, Quinta-feira Santa, Voluntários do Amor e Rio Grande sem Fome. Representantes dessas entidades receberam um certificado de agradecimento, que foi entregue pelo Prefeito.   

Também foram agraciadas outras entidades que desempenham importante trabalho neste contexto, como o Mesa Brasil do Sesc, Esquadrão da Vida, Centro POP (SMCAS) e Consultório de Rua (SMS). Além deles, também foi concedido o certificado à Vagner Duarte.   

Em sua fala, Branco agradeceu a todas as pessoas e entidades que se dedicam no cuidado à população de rua e reforçou a importância do trabalho em conjunto. “Hoje em dia, de maneira individual, é muito difícil resolver os problemas. Não existe outro caminho a não ser nós nos juntarmos. E fico feliz por estarmos aqui, fazendo essa homenagem para tantas entidades, tantas pessoas, que às vezes deixam de estar em casa para colaborar com o próximo. E É o que nós precisamos fazer, uma organização para que a gente possa melhorar a vida das pessoas. E com isso fazer com que a gente consiga atender mais pessoas, ajudar mais pessoas. A cidade do Rio Grande agradece o trabalho de vocês”.  afirmou  

O Secretário de Assistência Social, Evandro da Silveira, ressaltou que o evento teve como proposta a vacinação e as demais atividades com a finalidade de aproximar a comunidade do tema e incentivar a continuar auxiliando as entidades que trabalham com a população em situação de rua. “Hoje é um dia muito importante para nós na cidade de Rio Grande. As Secretarias de Saúde e de Cidadania e Assistência Social, irmanadas, desenvolveram esse importante ato aqui na Adra, com a parceria do Care, que é a entidade responsável pelo acolhimento noturno de pessoas em situação de rua. Com muitas atividades neste dia, buscamos trazer a importância para a comunidade de lutar pela relação de cuidado com essa população, que é desguarnecida e vulnerável, a exemplo do que tivemos há pouco com os dias de frio extremo. Também temos hoje a oferta da vacina, e os demais eventos que vamos ter aqui, com a secretarias e instituições irmanadas, que organizaram essa atividade com essa finalidade”, salientou.   

Gestor da Care é um dos organizadores do evento, Cristiano Freitas destacou o motivo que fez com que o 19 de agosto ficasse marcado como Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. “No dia 19 de agosto de 2004 foi o dia conhecido pelo Massacre da Sé, que teve repercussão internacional. 15 pessoas em situação de rua que dormiam em torno da Praça da Sé, em São Paulo, foram agredidas e sete foram brutalmente mortas. Então do dia 19, o Movimento Nacional da População em Situação de Rua convoca a sociedade para essa causa, buscando conscientizar e sensibilizar a todos”, apontou.  

A ação alusiva a data também contou com uma apresentação de teatro, que abordou a realidade vivenciada por essa população, assim como das entidades que se dedicam ao auxílio. O evento foi encerrado com uma confraternização entre os presentes. 

Assessoria de Comunicação - PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!