Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla inicia sábado, 21
19/08/2021 17:20 em Variadas

O Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Município da Saúde (SMS) tem ações programadas para ocorrer na Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla, com início marcado para sábado, 21, e término no próximo dia 28. Devido à pandemia da Covid-19, as atividades ocorrerão de forma virtual, sendo a maioria serão em forma de lives realizadas por profissionais da Saúde.

Conforme a coordenadora do Programa, Emanuele Aguirre, essa semana é um conjunto de ações realizadas por todas as Secretarias. A da Saúde, por meio do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, propôs a exibição de vídeos informativos sobre as doenças que podem ocasionar deficiências.

“As manifestações serão de profissionais da Saúde e o tema central são as doenças que podem ocasionar deficiências, causas, precauções e formas de auxílio oferecidas pela rede para tratamento no caso de existência da deficiência.” O pediatra Abel Souto Cruz, por exemplo, falará sobre a importância do pré e pós-natal, importância das consultas de rotina e das doenças de forma geral. Já a psicóloga Michele Ávila Branco abordará sobre a deficiência intelectual e mental. A nutricionista Lucimara dos Santos Marques trará o tema a importância de uma boa alimentação como forma de prevenção e a enfermeira Suzi Mara Teixeira Bromberger discutirá sobre vacinas e cuidados para evitar os agravos. O conjunto de lives terá, ainda, a participação da psicóloga clínica e escolar da APAE, Ana Paula Rebolo. Ela falará a respeito da instituição e da importância dos atendimentos prestados pela entidade.

A melhor forma de cuidado é a prevenção

A cada quatro crianças que nascem com alguma deficiência, três poderiam ter sido evitadas por meio de efetiva prevenção. No mundo, existem, aproximadamente, cerca de 500 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde. No Brasil, cerca de 45 milhões de pessoas, ou 23,91% da população. Em Rio Grande, de acordo com o último censo 2010, são cerca de 53 mil pessoas. Destes números, 70% poderiam ter sido evitados.

“Experiências internacionais têm mostrado que os modelos centrados no tratamento clínico e não na prevenção se tornam insustentáveis por serem caros e por não contarem com acesso igualitário a todos na área da Saúde. Vale ressaltar que várias ações de prevenção têm custo irrisório se comparado com o tratamento e a reabilitação. A prevenção por meio de ações educativas é um dos meios mais eficazes para diminuição do sofrimento, custos de saúde e índices. É uma estratégia simples, podendo ser aplicada à nossa realidade, conscientizando as pessoas sobre as necessidades dos cuidados prioritários com a própria saúde”, argumenta a coordenadora do Programa da SMS. Ele completa afirmando que a difusão de conhecimentos e a própria promoção de ações preventivas junto à comunidade é de competência e responsabilidade das autoridades.

A Semana

De 21 a 28 de agosto, é comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída Pela lei 13.585, de 2017, e visa ao desenvolvimento de conteúdos para conscientização da sociedade sobre as necessidades específicas deste segmento populacional com a promoção da inclusão e combate ao preconceito e à discriminação. Atualmente, não há número certo de pessoas com deficiência na cidade do Rio Grande.

 

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!