Prefeito Fábio Branco participa de cerimônia dos 121 anos do Sport Club Rio Grande
22/07/2021 15:47 em Variadas

Na noite da última segunda-feira, 19, o Prefeito Fábio Branco participou da cerimônia de celebração do aniversário de 121 anos do Sport Club Rio Grande, que aconteceu na sede do Clube. Na ocasião, também estiveram presentes autoridades como o Presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Oxman, e o Deputado Federal Daniel Trzeciak, além do Secretário de Município de Relações Institucionais e Presidente do Clube, Cláudio Diaz, e do Superintendente de Esporte do Município, Deivid Pereira.

Em seu pronunciamento na Ceia Veterana, o Prefeito Fábio Branco, que foi um dos homenageados, parabenizou a todos pelo trabalho e falou sobre a importância dos atos de união. “Hoje em dia é tão difícil fazer algumas coisas e se nós não tivermos alguém que possa colaborar e tenha coragem de assumir a responsabilidade chamando outras pessoas para ajudar, fica ainda mais difícil”, disse o Prefeito.

Para Branco, é preciso que todos ajudem, seja na construção de uma cidade melhor quanto na construção de um clube melhor. “Se nós não tivermos a capacidade de enxergar oportunidades e ajudar as pessoas que têm a dedicação e a coragem, elas vão se afugentando. O que queremos é ajudar. O futebol é um jeito de levantar a autoestima da cidade e são espaços como esse que temos que valorizar e fazer com que possam se perpetuar”, completou o Chefe do Executivo Municipal.

 

Já o Secretário de Relações Institucionais do Município e Presidente do “vovô do futebol”, Cláudio Diaz, falou sobre o trabalho desenvolvido no clube.  “O Rio Grande trabalha para a sociedade e é da sociedade. É patrimônio nacional, patrimônio gaúcho, mas tem que ser orgulho para os rio-grandinos.”, disse Diaz. Ele ainda agradeceu a presença dos convidados e lembrou da trajetória do clube, que funciona ininterruptamente desde 1900, e foi erguido de forma coletiva pelos ex-dirigentes, colaboradores, sócios e amigos.

Ao tomar a palavra, o Deputado Federal Daniel Trzeciak falou aos convidados e a quem acompanhava a transmissão ao vivo nas redes sociais, sobre a satisfação de estar celebrando a data como Deputado Federal representante da região sul do Estado. Trzeciak aproveitou a oportunidade para compartilhar a notícia de que protocolou, junto à Câmara dos Deputados, um projeto que propõe dar ao Município do Rio Grande o título de “Cidade do Futebol”.

Ao falar de sua motivação em protocolar o projeto, Trzeciak disse que Rio Grande é “a cidade que representa muito para todos os brasileiros, afinal todos nós gostamos de futebol. Rio Grande tem essa história através do Sport Club Rio Grande e seus 121 anos.”, finalizou o Deputado.

Além da notícia do projeto que poderá dar a Rio Grande o título de “Cidade do Futebol”, um outro anúncio foi feito durante a cerimônia. Este, vindo da Federação Gaúcha de Futebol, por meio de seu Presidente, Luciano Oxman. Ao se pronunciar, Oxman destacou a importância social do futebol e a atenção e paixão da população a esse esporte. “Acredito que o futebol recebe muito da sociedade e ele tem que retribuir para a sociedade aquilo que ela lhe dá”, disse ele. É por esse motivo, segundo a Presidente da FGF, que a Federação está doando a Rio Grande uma quantia de R$10mil que deverão ser convertidos em doações por meio da Campanha do Agasalho.  “Também precisamos olhar para as pessoas que têm essas necessidades e que de uma forma ou outra consomem e contribuem para o futebol. “, explicou Oxman.

Em entrevista durante o evento, o Presidente da Federação Gaúcha de Futebol não deixou de citar a importância da data, assim como a importância do futebol do interior . “Se nós hoje vivemos e temos uma grande paixão chamada futebol, o início de tudo isso se deu aqui na cidade do Rio Grande. Para mim, é uma honra estar participando desse momento. O futebol do nosso interior é a base que sustenta o futebol gaúcho. Quanto maior for o nosso futebol do interior, maior e mais forte será o futebol gaúcho.”, finalizou.

Durante a cerimônia, também foram feitas homenagens e a apresentação de novos programas de associação no clube. Além das autoridades já citadas, marcaram presença na Ceia Veterana o Presidente do Conselho Deliberativo do S.C. Rio Grande, João Moreira, o Presidente da Fundação do Sport Club Rio Grande, José Edi, Presidente da Câmara do Comércio, Paulo Bertinetti, profissionais da imprensa e demais convidados.

Dia Nacional do Futebol 

Dia 19 de julho também é considerado o Dia Nacional do Futebol. A data foi escolhida pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), atual Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976, em homenagem ao Clube de futebol mais antigo do país e que funciona ininterruptamente desde seu nascimento. Esse clube, é o Sport Club Rio Grande, fundado no dia 19 de Julho de 1900.

 
 
Assessoria PMRG
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!