O Projeto Pé na Areia, uma tradicional iniciativa da Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA) com apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), chega à sua 26ª edição em 2025. O projeto tem como objetivo promover a educação ambiental de forma lúdica, incentivando a conscientização e o cuidado com a natureza desde a infância.
Realizado semanalmente nos meses de janeiro e fevereiro, o Pé na Areia atende mais de 120 crianças, entre 7 e 10 anos, divididas em quatro turmas. Nesta edição o projeto recebe crianças encaminhadas pelo Centro de Referência em Assistência Social - CRAS Zona Portuária, além de vagas destinadas à comunidade em geral.
Segundo a coordenadora do projeto, Maria Auxiliadora Lima, a proposta é sensibilizar o público infantil sobre a importância da preservação ambiental, incentivando as boas práticas. “Nosso objetivo é conscientizar as crianças para as questões ambientais, desenvolvendo atitudes que proporcionem melhor qualidade de vida para todos. Além do público infantil, nossa ideia é que o projeto possa chegar também aos adultos, através das crianças”, disse.
Uma das atividades desenvolvidas no projeto Pé na Areia é voltada para o ensino sobre as tartarugas marinhas. A iniciativa é comandada pelo professor, doutor e oceanólogo Gustavo Baila, que destaca a importância do estudo desses animais para avaliar a qualidade da água na região. “Nós pesquisamos o nível de saúde das tartarugas que escolhem os Molhes da Barra para se desenvolver. A qualidade da água reflete diretamente na saúde desses animais, sendo um importante indicador ambiental”, explica.
Dentre os grandes atrativos do projeto está a expedição aos Molhes da Barra, também realizada pelo professor Gustavo, onde as crianças têm a oportunidade de observar de perto as tartarugas marinhas. Entretanto, devido às condições meteorológicas e oceanográficas deste ano, apenas uma das turmas conseguiu vivenciar essa experiência.
Para garantir que todos pudessem aprender sobre o tema, o professor realizou, na última semana, uma atividade alternativa: através de uma tartaruga de papel, feita com a técnica de papietagem, as crianças aprenderam sobre o manejo das tartarugas marinhas, como medi-las corretamente e a importância das unidades de medida – um conhecimento essencial para os estudos do Instituto de Matemática, Estatística e Física - IMEF/FURG, do qual o professor Gustavo faz parte.
“Trabalhamos conceitos que muitas vezes passam despercebidos, mas que são fundamentais, através de uma abordagem lúdica, unindo ensinamentos da biologia e também da matemática”, disse. Durante a atividade, as crianças também exploraram uma maquete representando a biodiversidade dos Molhes da Barra, da Lagoa dos Patos, da praia do Cassino e do Oceano Atlântico.
Um projeto que inspira gerações
Há mais de 15 anos, a professora aposentada Vera Regina Vieira dedica-se ao Pé na Areia. Ela conta que teve a oportunidade de trazer o seu neto para fazer parte do projeto, quando ele ainda era criança. O menino participava das atividades com curiosidade e entusiasmo e, inspirado por essas experiências, na vida adulta formou-se biólogo.
Para Vera, o Pé na Areia vai além da educação ambiental: é um incentivador de trajetórias. Tanto que, mesmo após a aposentadoria, ela segue atuando de forma inteiramente voluntária. "Sou grata, primeiramente, a Deus por fazer parte de tudo isso e por ter sido agraciada com meu neto se formando biólogo. Foi aqui, no projeto Pé na Areia, que essa semente foi plantada", conta emocionada. Ela ainda destaca o papel fundamental da coordenadora: "A Auxiliadora é uma pessoa maravilhosa, que dedica sua vida inteiramente a esse projeto e a essas crianças. Aqui, buscamos sempre o melhor, criando um ambiente de carinho, amor e cuidado, onde o aprendizado segue para toda a vida", finaliza.
O Projeto Pé na Areia segue sendo um espaço de aprendizado e conexão com a natureza, ensinando a importância da educação ambiental e da preservação da biodiversidade, além de plantar sementes que florescem na vida das crianças participantes.
ASSESSORIA -- PMRG