Divulgada previsão climática para junho
05/06/2020 09:51 em Geral

A meteorologista Eliana Klering, do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, divulga a previsão climática para o mês de junho de 2020.

No Rio Grande do Sul, em junho a média histórica de chuva varia entre 90mm e 160mm (Inmet 1981-2010), a média das temperaturas mínimas oscilam entre 6,5°C e 11,9°C e das máximas entre 16,4°C e 22,2°C.

 

Já para Rio Grande, a média histórica de precipitação apresenta valores em torno de 114mm e a média histórica de temperatura é de 13,1°C

Segundo as projeções, a chuva deve apresentar valores acima da média histórica na região nordeste e próximo da média nas demais regiões do Rio Grande do Sul. No que se referem às temperaturas, estas devem apresentar valores acima da média na região sul do estado, incluindo áreas que abrangem os municípios de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande e São Lourenço do Sul. Nas demais regiões do Rio Grande do Sul as temperaturas devem ficar próximas da média histórica.

Há tendência de que a segunda metade do mês de junho seja mais fria e chuvosa do que a primeira. A previsão é de que uma queda mais acentuada da temperatura no fim do mês provoque geadas na Serra Gaúcha e na região da Campanha.

A temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial segue apresentado condição compatível com neutralidade em relação à ocorrência de El Niño/La Niña. A tendência é de que este cenário permaneça até o final do inverno.

Assessoria de Comunicação / FURG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!