Censo Escolar aponta redução da distorção da idade-série e aumento do número de estudantes na rede estadual
13/02/2023 20:14 em Futebol

Após uma série de intervenções com políticas educacionais de combate à evasão escolar e recuperação das aprendizagens, a rede estadual gaúcha aumentou em mais 28 mil o número de alunos, segundo o Censo Escolar 2022, com dados do Ministério da Educação (MEC). Em 2021, eram 749.341 alunos matriculados; no ano seguinte, o número chegou a 777.421.

Outra melhora significativa foi no fluxo escolar, com redução da distorção idade-série, que mostra a porcentagem dos alunos matriculados que têm idade pelo menos dois anos maior do que a esperada para aquela série. Em 2021, no Ensino Fundamental, a distorção era de 19,2%, índice que foi reduzido para 12,7% em 2022. No Ensino Médio, em 2021, a taxa era de 29,6%; no ano seguinte, caiu para 26,7%.

O impacto da pandemia no aprendizado de crianças e adolescentes fez com que a Secretaria da Educação (Seduc) realizasse uma série de iniciativas para garantir a permanência dos estudantes em sala de aula, evitar a evasão escolar e recuperar as perdas de aprendizagem. O objetivo das ações, promovidas desde 2021, é qualificar a oferta de ensino público gaúcho de forma mais inclusiva e equitativa, além de capacitar os profissionais envolvidos.   

Entre as principais ações realizadas, estão: o Aprende Mais, programa de recuperação e aceleração da aprendizagem que aumenta a carga horária de português e matemática e oferece bolsas de formação para os docentes da rede estadual; a Bolsa Todo Jovem na Escola, que garante auxílio financeiro aos alunos, no valor de R$ 150 mensais, creditados no Cartão Cidadão da família; o Programa Merenda Melhor, que aumenta em 166% o repasse da alimentação escolar e garante a oferta de refeições quentes todos os dias da semana; e o Livre para Aprender, que viabiliza a aquisição de absorventes higiênicos pelas unidades escolares, a promoção do bem-estar dos estudantes e a prevenção do absenteísmo e de prejuízos à aprendizagem por motivos relacionados à pobreza menstrual. Além disso, a atividade Busca Ativa atuou em todo o ano de 2022 com o objetivo de incentivar o retorno dos alunos evadidos à sala de aula. 

Conforme a secretária da Educação, Raquel Teixeira, o resultado demonstra o esforço do governo do Estado em recuperar o aluno que, por algum motivo, se afastou do ambiente escolar durante a pandemia.

“Ainda enfrentamos muitos desafios na área educacional. Trazer de volta o aluno para a sala de aula, recuperar sua aprendizagem e dar encaminhamento à sua trajetória escolar são elementos importantíssimos para qualificação dos nossos jovens. A redução na distorção idade-série é um bom resultado, pois diminui a evasão e permite que o estudante esteja em uma série/ano compatível com a sua idade”, destaca.

Censo Escolar

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.

Secom - GOV RS

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!