MARÇO LILÁS - Indígenas têm acompanhamento de equipes da Secretaria da Saúde
19/03/2024 06:47 em Variadas

Todas as aldeias indígenas localizadas no município do Rio Grande foram visitadas por profissionais da Secretaria da Saúde (SMS) que atuam nos programas Saúde da População Indígena e de Alimentação e Nutrição. As visitas fazem parte da programação do Março Lilás, mês de conscientização sobre a importância de se prevenir contra o câncer do colo do útero, a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Coordenadora do Programa Saúde Indígena, Liene Herreira informa que as visitas iniciaram há uma semana, em todas as quatro aldeias do município. Nelas, houve 20 coletas para exames citopatológicos (CP) - método de rastreamento do câncer do colo do útero para mulheres na faixa de 25 a 64 anos. Também foram realizadas consultas de Enfermagem, a fim de se verificar se alguma das mulheres apresentava problema de saúde.

Lieni Herreira comenta: “Percebemos bastante adesão das mulheres indígenas. É uma população com características peculiares para este tipo de coleta, mas conseguimos coletar pois há um vínculo entre elas e as equipes de Saúde que vem sendo fortalecido”. A coordenadora afirma que é possível avançar mais o vínculo dessas comunidades com as unidades básicas. “Pretendemos intensificar as atividades da Estratégia Saúde da Família dentro das aldeias”, adianta.

Por sua vez, outra coordenadora, Lucimara Marques (Programa de Alimentação e Nutrição da SMS) explica que, um dos motivos dessas visitas é a condição dos indígenas serem beneficiários do Programa Bolsa Família do governo federal. “Nos unimos às equipes de outros programas da Secretaria da Saúde e aproveitamos a oportunidade para coletar o peso, a altura dos beneficiários e a condição vacinal das crianças indígenas.” Uma vez por semestre os indígenas são visitados pela equipe de Alimentação e Nutrição. As informações coletadas são repassadas ao Programa Bolsa Família para acompanhamento.

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!