Ações de prevenção à dengue são pauta em reunião do Executivo Municipal
11/03/2024 10:42 em Variadas

Na noite da quinta-feira (7) o Prefeito Fábio Branco, diversos Secretários de Município e servidores municipais ligados à Secretaria de Município da Saúde (SMS) reuniram-se para a coordenação de ações municipais de enfrentamento ao crescimento de casos endêmicos de Dengue em nosso município. Até o dia 7 de março a SMS identificou 23 focos do mosquito Aedes Aegypti – mosquito transmissor da Dengue – no município do Rio Grande.

A situação epidemiológica no município até a data de realização da reunião do Comitê apresentava os seguintes dados: 160 notificações de suspeita de infecção, com 8 casos confirmados por contaminação autóctone (contaminação local) e 10 casos confirmados com contaminação importada (contaminação em outros municípios). Dentre as 160 notificações recebidas pela SMS, 47 foram descartadas e 95 aguardavam resultado de exames laboratoriais. Conforme índice da Secretaria de Saúde do Estado, o município do Rio Grande apresentava nível 3 em situação epidemiológica possuindo uma projeção aproximada de 53 casos para cada 100 mil habitantes.

O Comitê de Prevenção à Dengue do Município do Rio Grande é formado por diversas Secretarias de Município como SMS, SMZC e SMMAS em conjunto com entidades como Vigilância Sanitária e Defesa Civil. As ações do comitê anunciadas na reunião ocorrida serão fruto de um trabalho conjunto destes órgãos municipais, juntamente da colaboração de órgãos da administração pública federal e estadual.

Dentre as ações previstas pelo Comitê está uma massiva campanha de conscientização da população rio-grandina da importância da limpeza de locais que possam se tornar locais de reprodução do mosquito transmissor da dengue. A campanha terá início na próxima semana – a partir da segunda-feira, 11 – com a veiculação de uma campanha educativa em mídia digital e divulgação direta nos bairros. 

Os agentes da SMS realizarão visitas em domicílio orientando as ações que devem ser tomadas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. A Secretaria da Saúde, em trabalho conjunto com a Secretaria de Zeladoria, pretende realizar o recolhimento de materiais que possam acumular água e tornarem-se novos focos do mosquito, como pneu, lonas e grandes recipientes, como caixas d’água em desuso. 

Nas próximas semanas o Comitê realizará novas reuniões avaliando o trabalho realizado até então e projetando novas ações.

 

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!