Setor de Literatura inaugura exposição "Frida Kahlo: entre linhas e cores" na Bibliotheca Riograndense
11/03/2024 10:38 em Variadas

A Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), através do Setor de Literatura, em parceria com a Art’ Evidência, realizou nesta sexta-feira (08) a inauguração simbólica da exposição “Frida Kahlo: entre linhas e cores”. A proposta é uma iniciativa do “Historiar: ler e bordar”, projeto que coloca em evidencia a literatura escrita por mulheres, transformando os textos de autoras em bordados livres.

A exposição, que teve sua abertura simbólica para participantes, familiares e convidados, logo estará aberta ao público (de 11/03 a 27/03), oferecendo uma oportunidade única para todas as pessoas que desejam mergulhar no universo da mexicana Frida Kahlo. Com temas cuidadosamente selecionados e uma abordagem autêntica, a exposição busca honrar a vida da artista e destacar sua significativa contribuição para o mundo da arte e do feminismo.

Ao longo do processo de criação, o grupo responsável pela exposição mergulhou em textos, vídeos, entrevistas e biografias para capturar a essência de Frida Kahlo. O resultado desse esforço conjunto pode ser apreciado nos bordados meticulosos que retratam a própria Frida. Mais do que uma simples representação artística, esses bordados contam a história de uma mulher que enfrentou inúmeras adversidades com resiliência e força.

A coordenadora do Setor de Literatura, Luciana Gepiak, explica como se deu a escolha por uma exposição sobre Frida, que integra as homenagens do Março Lilás da administração municipal. “A mola propulsora pra gente começar a refletir e a conhecer um pouco mais sobre a vida da Frida Kahlo, foi o texto ‘Mexicanas’, da Marta Medeiros. Trabalhamos com esse texto, e partir dele fomos buscando outros elementos. Escolhemos bordar especificamente a Frida. Eu digo assim: a Frida artista ou a Frida personagem? Porque a Frida Kahlo está no imaginário de muita gente, ela se popularizou muito, especialmente no imaginário das mulheres. Mas uma coisa é a parte artística da Frida, as representações que temos sobre ela, outra saber quem ela foi, a parte da própria biografia mesmo, da vida da Frida Kahlo, que é uma vida de resistência e de muita força, diante de todas as adversidades que ela passou durante a breve vida que teve. É isso que os bordados buscam contar e transmitir nessa exposição”, narrou.

A exposição está aberta à visitação do público das 9h às 17h (sem fechar o meio-dia) até o dia 27/03. Para grupos maiores que queiram visitar o espaço, como turmas escolares, é necessário agendar um horário específico com o Setor de Literatura, para que a visita possa ser acompanhada de uma explicação sobre a exposição. O e-mail para agendamento de turmas é setordeliteraturarg@gmail.com

 

Serviço Gratuito

O quê: Exposição “Frida Kahlo: entre linhas e cores”

Onde: Bibliotheca Riograndense

Quando: 11/03 a 27/03

Horário de visitação: 9h às 17h (sem fechar ao meio-dia)

 

Projeto “Historiar: ler e bordar”

 

O “Historiar” consiste num projeto contínuo de leituras, trocas, partilhas e reflexões, que tem como elemento de ligação a arte de bordar, iniciado por um coletivo de mulheres, grupo de artesãs e o setor de literatura da SMCEL em novembro de 2022.

Desde o seu surgimento, o grupo de bordadeiras realiza encontros quinzenais no prédio da Biblioteca Rio-Grandense, durante os quais a proposta é entrelaçar a arte da literatura ao fazer do bordado. Elas fazem isso interpretando textos literários trabalhados - com foco na literatura feminina - com o movimento do bordado livre, refletindo sobre a obra e transformando-a por meio do artesanato de bordados.

 

Oficina sobre a obra de Lya Luft no Festimar

 

No próximo dia 25 de março o projeto promoverá uma oficina aberta à participação do público durante a programação do Festimar. A oficina intitulada “Um mar de histórias bordadas: Lya Luft e as ‘coisas humanas’” será realizada às 14h30 nas dependências da Livraria Albuquerque, no Praça Rio Grande Shopping. Para mais informações e inscrições na oficina é preciso enviar e-mail ao Setor de Literatura no endereço já mencionado no texto.

ASSESSORIA -- PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!