Projeto "Cooperativismo e Desenvolvimento Social" distribuiu 4 toneladas de alimentos a 400 famílias e arrecadou cerca de mil quilos de itens recicláveis no primeiro mês de fu
08/03/2024 13:27 em Variadas

Iniciado recentemente pelo Executivo Municipal, o projeto “Cooperativismo e Desenvolvimento Social” completou o primeiro mês da sua implantação com o saldo de 400 famílias beneficiadas com 4 toneladas de alimentos e cerca de 1 tonelada de itens recicláveis recolhidos. O projeto conta com a participação das secretarias municipais de Pesca Agricultura e Cooperativismo (SMPAC), de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), de Educação (SMEd) e do Meio Ambiente (SMMA).

 

O projeto visita os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS Cidade de Águeda, CRAS Hidráulica, CRAS Lúcia Nader e CRAS Zona Portuária) cada um em uma semana. Nas visitas, as famílias inscritas no respectivo CRAS levam ao local itens recicláveis como garrafas plásticas, recipientes e latinhas. Como incentivo elas recebem - cada uma das famílias - uma cesta de 10kg de produtos hortifrutigranjeiros (hortaliças, legumes e frutas) produzidos pelos agricultores familiares da região.

 

O material reciclável doado, por sua vez, é destinado às famílias que trabalham com itens de reuso em Rio Grande, seja através de cooperativas de reciclagem já existentes - como a Cooperativa Santa Rita que já está integrada à iniciativa - ou novas que venham a surgir. Por parte dos recicladores, a estimativa é beneficiar mais de 80 pessoas que já realizam o trabalho no município.

 

O secretário de Cidadania e Assistência Social, Evandro Silveira, avalia de forma muito positiva a adesão das famílias neste primeiro mês de funcionamento do projeto, cuja duração prevista inicialmente é de um ano. “Desde o início das atividades, as famílias têm demonstrado interesse em conhecer melhor o funcionamento do projeto, além de estarem contribuindo com ideias e sugestões. Esse engajamento é importante para que a ideia perdure mesmo após o fim do projeto”, idealiza o gestor da SMCAS.

 

O intuito da administração municipal é o de incentivar e aliar a participação da comunidade na reciclagem no município à geração de emprego e renda, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade da alimentação da população.

 

O projeto intersecretarias alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para participar, as famílias devem procurar o CRAS no qual já estão cadastradas e solicitar sua participação. A promoção do projeto também está sendo realizada nas escolas, comunicando sobre a oportunidade de integração das famílias à ação da Prefeitura.

ASSESSORIA -- PMRG

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!