Projeto "Plantando Sonhos, Colhendo Frutos" ganha sede na Vila da Quinta
28/02/2024 04:06 em Variadas

A Escola Municipal de Educação Infantil Vila da Quinta passa a sediar agora o projeto “Plantando Sonhos, Colhendo Frutos”, desenvolvido pelo Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria de Município da Educação (SMEd), através de uma ação intersecretarial (Educação, Meio Ambiente e Pesca, Agricultura e Cooperativismo) em parceria com a entidade Emater/RS-Ascar. As atividades do programa devem iniciar na nova sede a partir de março.

Na última sexta-feira (23), secretário da Pesca, Agricultura e Cooperativismo, Bercílio Silva, o secretário da Educação, Henrique Bernardelli, e a secretária adjunta da Educação, Cecília Puccinelli, os quais tiveram a iniciativa de estabelecer uma sede para o projeto, estiveram em visita às dependências da escola, a fim de dar início ao processo de oficialização desse espaço. 

Segundo a coordenadora do “Plantando Sonhos, Colhendo Frutos”, Raquel Lempek, em 2023, teve início uma discussão sobre a expansão do projeto para uma sede própria, na intenção de abranger e capacitar jovens e comunidade local.  O objetivo é criar um ambiente no qual tanto jovens quanto membros da comunidade, incluindo pessoas ligadas à agricultura familiar, possam se capacitar com cursos disponibilizados pela Emater/RS-Ascar, entidade parceira do programa. Assim, a sede servirá como um centro educacional complementar, atendendo à demanda por uma educação em horários alternativos.

A Vila da Quinta foi escolhida como sede por sua localização estratégica na área rural. “É um espaço que reúne muitos agricultores locais, muitos que fornecem para a agricultura familiar, onde a secretaria [SMED] faz também a aquisição para a alimentação escolar”, diz Lempek. “Ali, nós vamos ter, no turno da manhã, um espaço aberto para a comunidade, com cursos de capacitação com nossos parceiros, e no turno da tarde, no contraturno escolar dos estudantes dos anos finais, de 6º a 9º ano, vamos oferecer cursos de formação para que esses estudantes possam também estar se informando, se qualificando e agregando valor ao produto que a família produz, porque normalmente ali são estudantes filhos de agricultores”. 

Neste ano, além das 17 escolas já vinculadas ao projeto, 10 novas instituições da rede municipal de ensino ingressaram no programa. 

“Plantando Sonhos, Colhendo Frutos”

Em colaboração com as secretarias da Pesca, Agricultura e Cooperativismo e do Meio Ambiente e a Emater/RS-Ascar, o “Plantando sonhos, colhendo frutos” visa conscientizar sobre os benefícios de uma alimentação mais saudável, enquanto incentiva o contato com a natureza, promovendo a integração entre tecnologia e agricultura.

O projeto propõe a realização de cultivos e colheitas de alimentos pelos próprios alunos, a fim de despertar o sentimento de pertencimento com o meio ambiente. Além da distribuição de sementes e mudas, a execução do projeto também é feita através de oficinas pedagógicas, leitura de histórias, entre outras ações educativas. Deste modo, os alunos aprendem como manipular corretamente os alimentos e, após isso, serão os responsáveis pelos processos de cultivo e colheita das frutas e verduras que serão consumidas por eles.

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!