Defesa Civil inaugura primeira Sala de Situação, Emergência e Treinamento do interior do Estado
16/02/2024 04:36 em Variadas

A Prefeitura Municipal do Rio Grande inaugurou nesta quinta-feira (14), a nova Sala de Situação e Emergência da Defesa Civil Municipal. O espaço foi concebido para aprimorar a capacidade de resposta da Defesa Civil diante de situações emergenciais. Com um foco especial na prevenção de riscos, controle de dados e aplicação de modelos numéricos para a elaboração de boletins informativos, a sala se posiciona como uma ferramenta vital na proteção da população.

O diferencial da Sala de Situação reside na integração de informações provenientes de três estações meteorológicas completas, estrategicamente instaladas em pontos-chave do município: Ilha do Leonídio, Querência e CCMar, no centro da cidade. Essa rede de observação permitirá uma monitorização contínua das condições climáticas locais, fornecendo dados cruciais para a tomada de decisões em tempo real.

O oordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado, ressalta a posição singular da cidade como a única no Estado do Rio Grande do Sul a dispor de uma sala de situação. O projeto, inspirado na sala de situação estadual, localizada em Porto Alegre, foi viabilizado com apoio de recursos de empresas privadas e setores públicos. 

“Através da interligação das centrais meteorológicas, localizadas estrategicamente em três pontos da cidade, alcança-se uma previsibilidade precisa em relação a ventos, chuvas, descargas elétricas e umidade do ar, com um horizonte de previsão de até 10 dias. Essa iniciativa não apenas reforça o compromisso de Rio Grande com a prevenção e resposta a desastres, mas também evidencia a liderança da cidade nessa área, visando não só a proteção da população, mas também a agilidade na resposta a eventos adversos e a busca por recursos para a reconstrução e o desenvolvimento municipal, por meio da implementação da sala de situação e inteligência”, explicou Rudimar. 

De acordo com o ordenador do setor, Rudimar Machado, o projeto de instalação da Sala em Rio Grande foi viabilizado com apoio de recursos de empresas privadas e setores públicos. Machado destaca que todo o projeto de execução e boa parte da compra dos materiais foi custeado pelo Ministério Público, com auxílio do diretor das Promotorias, Marcelo Thormann.

Como forma de retribuir as contribuições fundamentais para a construção da sala, Thormann e o chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Luciano Boeria, representado pelo sub-chefe estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Dias de Castro, foram homenageados durante a cerimônia.

Além das tecnologias de ponta, como TVs de LED, computadores de alta performance, tablets e drones, a sala de situação também abriga uma central de atendimento ao público, facilitando o cadastro e a assistência às vítimas de desastres. Uma sala de treinamento dedicada à formação de voluntários e um espaço para gestão de recursos complementam a estrutura, demonstrando um compromisso abrangente com a segurança da comunidade.

O coordenador e vice-prefeito Sérgio Webber, destaca a importância do espaço para a comunidade rio-grandina. “É um momento de muita alegria pelo legado que estamos deixando para a cidade, pois através da Sala irá nos propiciar informações meteorológicas, climatológicas e hidrológicas, para que possamos monitorar, prevenir e preparar a nossa defesa. É válido salientar também que somos o único município do Estado que tem um espaço como esse, então estamos muito felizes com esse marco”, destaca Webber. 

Espaço para formação


Além da estrutura reservada para os trabalhos pertinentes à proteção e prevenção, a Sala de Situação também terá espaço para a qualificação das equipes, assim como para realização de projetos em parceria com empresas e setores públicos. Um deles será em parceria com a União Rio-grandina de Associações de Bairros (URAB).


A intenção é capacitar quatro representantes de cada bairro para que essas pessoas possam atuar como uma primeira resposta para auxílio aos moradores de sua região. “Então aqueles que receberem o curso vão estar aptos para ajudar também, para prestar uma ajuda mais célere”, indicou Machado.

ASSESSORIA -- PMRG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!