Programação do Abril Indígena segue no Campus Carreiros
17/04/2019 14:02 em Variadas

As atividades em comemoração ao Abril Indígena, promovido pelo Coletivo Indígena da FURG, seguem no Campus Carreiros.

A exposição “Raízes Indígenas: diálogos interculturais” continua em exibição no Espaço Incomum, no Centro de Convivência (CC). Nos próximos dias, o audiovisual será o grande destaque da programação. Nesta quinta-feira, 18, acontece um café com debate sobre o curta-metragem "A Voz das Mulheres Indígenas" (2015), de Glicéria Tupinambá e Cristiane Pankararu, com lideranças indígenas femininas. A mediadora será Janete Morais, do Coletivo Indígena. O evento ocorre na sala 14 do Prédio das Artes, a partir das 17h. No dia 26, mesmo local e horário, será a vez da exibição do premiado documentário "Martírio" (2016), com direção de Vincent Carelli.

Na última quarta-feira, 10, a palestra com o músico, teatrólogo e romancista da nação indígena Cree do Canadá, Tomson Highway, teve de ser cancelada devido às fortes chuvas no Rio de Janeiro, onde o artista se encontrava. Mas o autor foi lembrado durante a programação, realizada pelo Núcleo de Estudos Canadenses (NEC) e o Coletivo Indígena da universidade. No Prédio da Música, integrantes do projeto de pesquisa Leituras do Drama Contemporâneo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), apresentaram a leitura dramática de fragmentos do texto “As Rainhas da Aldeia”, da aclamada peça teatral “The Rez Sisters” (1988), de Highway.

No sábado, 13, durante todo o dia, foi realizada no Centro Esportivo da FURG a terceira edição da Copa Augusto Ópê da Silva, que homenageou a liderança kaingang. A competição contou com a participação de estudantes indígenas, quilombolas, moradores das casas do estudante e bolsistas de apoio pedagógico, e visava não apenas a competição, mas principalmente a integração dos acadêmicos. 
A Copa teve o apoio da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e do Centro Esportivo da FURG, que disponibilizou o espaço, bem como o material utilizado.

 

Acessoria de comunicação/FURG

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!