"Te Deum" e cerimônia de condecoração da Ordem de Silva Paes marcam aniversário de Rio Grande
20/02/2019 08:35 em Variadas

ara marcar a data de hoje, dia 19 de fevereiro,  aniversário do município, a Prefeitura promoveu duas cerimônias em comemoração aos 282 anos de Rio Grande. Na Catedral de São Pedro, marco histórico de nossa cidade, foi realizada a solenidade religiosa “Te Deum”, que reuniu diversas autoridades do município, com destaque para as presenças do prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer e da primeira-dama, Eunice Lindenmeyer, além de secretários de governo.

O Te Deum (A vós, ó Deus, Louvamos) é um hino litúrgico católico de louvor e ação de graças recitado por alguma ocasião especial como o encerramento do ano civil, a eleição do Papa, a consagração de um Bispo, a publicação de um tratado de paz, um jubileu, ou, no caso, o aniversário de uma cidade.

Na sequência ocorreu a cerimônia de entrega de condecoração da Ordem de Silva Paes, que aconteceu  nas imediações do Monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes, na Praça Xavier Ferreira. A Ordem de Silva Paes reverencia as pessoas, rio-grandinas ou não, que, em suas atividades cotidianas, trabalharam e ajudaram a construir a história de Rio Grande. Criada em 1983, a Ordem tem como patrono o Brigadeiro José da Silva Paes, militar português que fundou Rio Grande. As cerimônias de condecorações da Ordem de Silva Paes, ocorrem tradicionalmente no dia 19 de Fevereiro, aniversário do município. Neste ano, foram 18 homenageados (dez instituições e oito personalidades) escolhidos pelo Conselho da Ordem.  São elas:

Instituições: Universidade Federal do Rio Grande; 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil; 6º Grupo de Artilharia de Campanha - 6º GAC; Colégio Bom Jesus (Joana D'Arc); Corpo de Bombeiros 3º Grupamento de Incêndio; Escola Criança Feliz; Igreja do Salvador; Igreja Nossa Senhora do Carmo (Sociedade Santa Tereza de Jesus).

Personalidades: Luiz Carlos da Silva Carvalho, Luis Fernando Kraemer Bulsing, Marcelo Mariano Teixeira, Adilson Scot Hood do Amaral, Alexandre Jesus da Silva Machado, Cleuza Maria Sobral Dias, Elaine Miranda Pinheiro, Flávio Humberto Zanon Moro, Jonas Olímpio Pereira, Leonardo Puntel.

Após as homenagens, iniciou seu discurso o Chanceler da Ordem de Silva Paes, Professor Lauro Barcellos, que explorou fatos históricos de relevante significado para a criação e valorização da Ordem e de seus membros. “A Ordem de Silva Paes foi inspirada na Ordem de Cristo, a qual foi criada em Portugal em 1319. Foi com recursos da Ordem de Cristo que foram iniciadas as navegações e a expansão do império português tal como hoje conhecemos.. A Ordem de Silva Paes foi criada por decreto em 19 de fevereiro de 198, para enaltecer cidadãos comprometidos que tenham se tornado merecedores do reconhecimento. A instituição de uma ordem magnifica em homenagem ao brigadeiro Silva Paes, ilustre cidadão de Lisboa, é uma justa homenagem aquele com uma tropa então constituída por 254 homens, em 19 de fevereiro de 1737, portanto a 282 anos atrás, transpôs a perigosa barra para fundar o Rio Grande, nossa querida terra”, recordou.

Barcelos ainda destacou os agraciados pela ordem, e a dedicação com a qual se empenham em suas funções, instigando-os a trabalhar por uma sociedade mais solidária.  “Hoje vemos aqui pessoas que dedicam das mais variadas formas seus fazeres, suas   potências e energias para transformar a sociedade. Com a memória ancorada na bravura do brigadeiro Silva Paes, que protegeu nossa cidade de tantos assédios, hoje exalto-vos a proteger esta cidade com a bravura cordial: a solidariedade. Tornemo-nos imbuídos deste nobre sentimento. A solidariedade é talvez o que mais nos distingue de todas as espécies”, finalizou.

Em seguida, o Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, que atualmente exerce cargo de Diretor Geral de Navegação da Marinha do Brasil, apresentou seu pronunciamento, feito em nome de todos os homenageados. “Neste momento de grande emoção, evocar o legado de nossos ancestrais é dever lígio e do mesmo modo agente exemplar às futuras gerações. A gratidão que hoje pulsa em nossos peitos  será muito em breve convertida em potência para que juntos possamos lutar pelo engrandecimento de nossa nação. Nesta terra em que nasceram  heróis do porte  de Marcílio Dias e Marquês de Tamandaré, estamos a honrar também os heróis de cada dia, trabalhadores e cidadãos, mestres e alunos, pessoas de todas as origens e escalões que escolhem esta cidade para ser seu lar e dela cuidarem”, declarou.

O prefeito municipal e Grão-Mestre da Ordem de Silva Paes, dando início a seu discurso, ressaltou as dicotomias entre técnica e utopia, ciência e sonho e matéria e espírito, da mesma forma que enfatizou os esforços dos pioneiros na fundação do Rio Grande. "Nós rio-grandinos e rio-grandinas somos o resultado inconteste da ousadia de homens e mulheres que não se acomodaram diante das dificuldades. Pioneiros que souberam domar o tempo, o vento e as águas e construir uma relação simbiótica entre estes elementos". Ele salientou também a diversidade que deu origem e identidade ao povo rio-grandino. "Todos os sonhos contribuíram para a formação desta cidade. Os sonhos de liberdade dos negros escravos. Os sonhos de uma vida melhor dos imigrantes. O sonho de emancipação das mulheres. Os sonhos de dias melhores dos operários e camponeses", afirmou.

Ainda nesse sentido, Alexandre Lindenmeyer enumerou diversos atrativos de nosso município e salientou a importância do diálogo para dar voz às diferentes culturas que ajudaram a formar a cidade de Rio Grande na busca por uma sociedade mais democrática e solidária.” Temos praia, água doce, localidades rurais, culinária, música, religiosidade, esportes, paisagens, entre outros atrativos. Aqui estão representadas diferentes etnias e culturas. Somos uma sociedade diversa e polimórfica. Com diferentes vozes. Por isso não podemos temer o diálogo, ele faz parte da nossa formação. A construção de uma sociedade mais justa e igualitária, sonho de gerações de brasileiros e brasileiras, se faz por meio do diálogo e da afirmação de valores democráticos. Em Rio Grande escolhemos o caminho do desenvolvimento, da inclusão, do respeito às diferenças, da luta pela igualdade e da união em torno dos interesses coletivos. Devemos fomentar a solidariedade, o voluntariado e o ativismo social consciente. Similar ao que fazem nossos homenageados e homenageadas”, concluiu.

 

Instituições

Universidade Federal do Rio Grande

Criada aos 20 dias do mês de agosto de 1969, a Universidade Federal do Rio Grande - RS iniciou suas atividades com a fusão da Escola de Engenharia Economicas e Politicas, Faculdade de Direito Clóvis Beviláquia, Faculdade de Filosofia e Faculdade de Medicina. Nesses 50 anos de existência, expandiu-se, solidificou-se, tornando-se referencial não só nesta cidade, mas também no estado e no país.

5º Distrito Naval da Marinha do Brasil

A Marinha desde sua fundação em 1822 está presente no município do Rio Grande. O 5º Distrito Naval, além de suas atividades funcionais vinculadas à segurança colabora também com atividades culturais, esportivas e educacionais, do município. Mantém projetos como Ametisa e Renascer voltados à formação de jovens de periferia.

6º Grupo de Artilharia de Campanha - 6º GAC

As forças de segurança que acompanharam o fundador da cidade Brigadeiro José da Silva foram substituídas por várias unidades militares e, a partir de 1942 foi implantada em Rio Grande, a Artilharia de longo alcance, sendo o 6º grupo de Artilharia de Campanha o sucessor. O 6º GAC, além de exercer funções de segurança presta assistência à Defesa Civil.

Colégio Bom Jesus (Joana D'Arc)

Fundado em 1918, o Colégio Bom Jesus (Joana D'arc) mantém os cursos: fundamental e de ensino médio. Destaca-se por sua atividade educacional e cultural, além da assistência religiosa e caritativa.

Corpo de Bombeiros 3º Grupamento de Incêndio

O Corpo de Bombeiros da cidade do Rio Grande/RS, fundado em 1918, além de combater e prevenir incêndios dá testemunho de coragem e compromisso com o próximo. Essa Instituição durante muitos anos foi responsável pelo serviço de salva-vidas na praia do Cassino e, atualmente também pela aprovação dos PPCT - de Prevenção do Combate ao Incêndio.

Escola Criança Feliz

Instituição Cinquentenária a Escola Criança Feliz destaca-se por trabalhar o caráter da criança de uma forma leve e comprometida. Sua fundadora a Professora Celma Bulle Nunes, juntamente com duas outras educadoras, idealizaram criar uma escola infantil onde a criança pudesse receber e desenvolver valores morais éticos, religiosos e culturais que a acompanhariam por toda a vida.

Igreja do Salvador

Fundada em 1917, é vinculada à Igreja Anglicana do Brasil. Nesta cidade desenvolveu-se para atender uma forte colônia inglesa e tripulações de navios que frequentam o Porto do Rio Grande. Suas atividades são voltadas não só para a comunidade religiosa específica mas também ao atendimento de menores carentes e famílias necessitadas.

Igreja Nossa Senhora do Carmo (Sociedade Santa Tereza de Jesus)

A devoção a Nossa Senhora do Carmo surgiu nas primeiras décadas da fundação da cidade do Rio Grande, sendo criada a Irmandade de Nossa Senhora do Carmo e em 1938 foi inaugurada a imponenteIgreja Nossa Senhora do Carmo, ainda sem as agulhas das torres que existem hoje e que foram levantadas posteriormente. Sua indicação foi motivada por além da sua assistência religiosa, também por sua assistência social aos necessitados.

Personalidades

Luiz Carlos da Silva Carvalho

Riograndino de nascimento, o empresário Luiz Carlos da Silva Carvalho sempre colaborou e colabora para o desenvolvimento do Rio Grande.

Luis Fernando KraemerBulsing

Enquanto capitão dos portos do Rio Grande do Sul período de 2017 a 2019, o Capitão do Mar e Guerra, realizou seu trabalho em prol da comunidade riograndina p na área que lhe diz respeito a fiscalização e ao controle do trafego.

Marcelo Mariano Teixeira

Funcionário público do Poder Judiciário da União TRT 4º Região, é riograndino e  escoteiro do mar desde 1972, colaborou na formação de verdadeiros cidadãos, participando de inúmeras atividades cívico/comunitárias.

Adilson Scot Hood do Amaral

Natural do município de São José do Norte/RS, o senhor Adilson foi indicado a receber a medalha da Ordem de Silva Paes em virtude do trabalho desenvolvido em prol da comunidade riograndina como diretor da Faculdade de Direito da FURG e como Delegado da Receita Federal.

Alexandre Jesus da Silva Machado

Professor-diretor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus cidade da FURG e filiado á Loja Maçônica - Cavaleiro da Justiça e Fraternidade do Grande Oriente do Rio Grande do Sul, o senhor Alexandre procura, além do conhecimento ministrado, levar os jovens a ele confiados a tornarem-se cidadãos operosos e honrados.

Cleuza Maria Sobral Dias

Reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) RS, oportuniza aos universitários, experiências nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão a fim de que se insiram na Comunidade riograndina e colaborem para o desenvolvimento da mesma.

Elaine Miranda Pinheiro

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) em 1991 e atualmente enfermeira da Instituição, Elaine Miranda Pinheiro destaca-se não só pela competência como também pela maneira solidária com que lida com os pacientes e seus familiares nos momentos de fragilidade humana.

Flávio Humberto Zanon Moro

Proprietário da empresa Sena Madeiras em São José do Norte/RS, fundada em 1999 e desde 2002 com filial na cidade do Rio Grande - RS, o senhor Flávio Humberto ZanonMorond destaca-se por valorizar o processo da madeira serrada. É um empreendedor comprometido com seu tempo e com a comunidade onde se insere. Está empenhado no Pólo Madeireiro com um olhar comunitário.

Jonas Olímpio Pereira

A frente da banda de Música desde 2014, o Suboficial Fuzileiro Naval de Música, Jonas Olímpio Pereira tem a nobre missão de divulgar e ampliar os laços de amizade entre a Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 5º Distrito Naval e suasOms com a população riograndina através da música e suas peculiaridades.

Leonardo Puntel

Nascido na cidade de Belo Horizonte - Minas Gerais, o Almirante de Esquadra Leonardo Puntel exerce, atualmente, o cardo de Diretor Geral de Navegação da Marinha do Brasil. Oficial dessa instituição, com extremo zelo e diplomacia atua também na área da educação e formação de pessoas, estimula projetos e iniciativas nesta terra "papareia".

Texto : Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Rio Grande

Foto: Equipe Studio Livre

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!