Restaurante Popular já serviu 1.425 refeições em duas semanas de funcionamento
18/02/2019 20:11 em Variadas

 Restaurante Popular Oriente Hias, funcionando desde o dia 1 de fevereiro, está atendendo as expectativas da comunidade e do executivo municipal, servindo diariamente em média 95 refeições – além das 50 que vão para o Centro POP. O secretário-adjunto de Cidadania e Assistência Social, Chendler Siqueira afirmou que o balanço é muito positivo já que a meta de 100 refeições por dia foi atendida já nos primeiros dez dias de funcionamento.

De acordo com Chendler, o restaurante, desde sua inauguração, tem uma boa adesão dos usuários e da comunidade vizinha, que tem conversado com a equipe e elogiado o trabalho. João Jaci, morador da São Miguel de 64 anos, enalteceu o serviço e ressaltou a importância do local: “não é a primeira vez que eu venho, já comi aqui várias vezes e também já fui à vários restaurantes populares, em Porto Alegre, em Pelotas e até no Rio. Esse restaurante aqui é muito bom, a comida é ótima. Tinha que estar aqui á muito tempo, o pessoal estava precisando mesmo, e é muito importante, para quem está desempregado ou morando na rua”.

O Secretário Chendler também ressaltou a importância estratégica do local, primeiramente por uma questão geográfica, por ser o bairro com maior número de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social no cadastro único e por último, por ter sido cedido por 10 anos pela Associação de Amigos da Creche Doe Amor. “o restaurante esta localizado na São Miguel, é um ponto estratégico porque fica bem no meio da cidade, geograficamente. Também é localizado perto da integração da junção que possibilita que qualquer usuário tenha facilidade de acesso através do transporte urbano. Ainda,  porque o bairro São Miguel é o bairro com maior número de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social no Cadastro Único, consequentemente isso gera mais famílias em segurança alimentar, que é uma das políticas que nós precisamos reverter com esse instrumento” afirmou Chendler.

O Grupo Pela Educação, Saúde e Cidadania (Gesto), é uma organização de sociedade civil e é responsável pela Produção e Fornecimento dos alimentos no Restaurante Popular. A Gesto já atua com o Restaurante Popular da cidade de Pelotas, e passou a prestar o serviço na cidade de Rio Grande. De acordo com o Secretário, está sendo uma relação muito harmoniosa. “Eles têm conseguido dar conta de toda essa demanda com carisma, com capacidade técnica. Tem assistente social, nutricionista e um corpo técnico fazendo o acompanhamento, e fazem uma recepção humanizada um atendimento humanizado com os usuários que chegam lá no dispositivo” salientou Chendler. Nas próximas semanas, a Gesto em parceria com o Cras Lucia Nader vai promover cursos de capacitação de cuidador de idosos, auxiliar de cozinha e recepcionista, para pessoas registradas no Cadastro Único. Ainda, todas as quintas-feiras, o Cras Lucia Nader estará atendendo no restaurante, fazendo Cadastro Único e demais encaminhamentos a serviços da rede municipal.

O Restaurante Popular tem um público prioritário - pessoas que já são acompanhadas pelos CRAS, famílias que estão em situação de insegurança alimentar e têm um cadastro prévio, realizado no CRAS e repassado para o restaurant – porem é aberto a toda a comunidade pelo preço de dois reais. “Assim como toda política da assistência social, a política nacional diz que a assistência social é pra quem dela precisar, nessa mesma perspectiva segue o Restaurante Popular. Tem prioridade essas pessoas que já são acompanhadas pelos Cras, mas todos os munícipes podem almoçar com esse valor de dois reais lá no restaurante e as pessoas em situação de rua de forma gratuita no Centro Pop” ressaltou o Secretário.

Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Rio Grande

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!